CAMINHOS DA FORMAÇÃO DOCENTE NO PIBID UEG JUSSARA

Autores

  • Geovanna Alves Souza Universidade Estadual de Goiás - UnU Jussara
  • Wilson de Sousa Gomes

Resumo

O presente relato de experiência apresenta minha vivência como bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), no subprojeto Pedagogia / Alfabetização, da Universidade Estadual de Goiás, Câmpus Cora Coralina, Unidade Universitária Jussara. As atividades desenvolvidas entre junho e setembro de 2025, proporcionaram experiências significativas. A integração entre teoria e prática pedagógica foi fundamental para entender o fazer didático. A participação nas ornamentações e preparativos da festa junina da escola parceira, Escola Municipal Professora Dolores Martins, possibilitou momentos de colaboração, criatividade e valorização da cultura popular. As reflexões teóricas a partir das obras e vídeos de Magda Soares (2023 e 2016), possibilitou aprofundar a compreensão sobre alfabetização e letramento, especialmente, por meio do conceito de alfaletrar. Na observação livre em sala de aula, onde pude acompanhar de perto a interação entre professora e alunos, identificar estratégias didáticas e refletir sobre o papel do professor como mediador da aprendizagem. Assim, a participação no PIBID se configurou como um momento de formação integral, que alia prática, reflexão crítica e construção coletiva de saberes docentes.

Downloads

Publicado

2025-12-11