AS QUESTÕES DO ESTEREÓTIPO DE GÊNERO

Autores

  • Crislaine Dias de Oliveira Lopes Universidade estadual de Goias Campus Cora Coralina
  • Wilson de Sousa Gomes

Resumo

Este texto apresenta algumas questões relacionada a presença de estereótipos de gênero em livros didáticos do 3º ano do Ensino Fundamental I. Percebe como é tratado a representação, os papéis sociais atribuídos a homens e mulheres e, como a exposição pode influenciar a percepção dos alunos e alunas sobre sua futura escolha profissional e social. Sendo uma pesquisa de natureza qualitativa, interpretou os materiais didáticos usados pelas escolas públicas do município de Jussara - GO. Os procedimentos incluíram intender as imagens, textos, conteúdos e atividades que tratavam das questões de gênero, profissões atribuídas e comportamentos de homens e mulheres. Os resultados indicam um cenário ambíguo: embora se observe um esforço recente por maior diversidade, com a inserção de mulheres em posições de liderança e em carreiras científicas, ainda persistem representações que reforçam modelos tradicionais / patriarcais. Nota-se a prevalência de figuras masculinas como protagonistas históricos e em profissões técnicas, enquanto as mulheres aparecem com maior frequência vinculadas ao cuidado doméstico, ao comércio e à educação. Assim, apesar dos avanços, os livros didáticos analisados ainda perpetuam estereótipos que podem limitar as aspirações profissionais e a construção identitária das crianças, sendo essencial uma revisão crítica contínua desses materiais e a promoção de uma prática pedagógica consciente para a desconstrução desses padrões. O trabalho está organizado em três seções, a introdução, que contextualiza o tema. O desenvolvimento, que expõe as discussões e alguns resultados e, por fim, as considerações finais, momento que sintetiza o estudo e suas implicações. 

Downloads

Publicado

2025-12-11