ALFABETIZAÇÃO E SUAS PRÁTICAS DO OLHAR DO PIBID
Resumo
Participar do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Estadual de Goiás Unidade Universitária Jussara, no Subprojeto Pedagogia / Alfabetização, foi uma das experiências mais marcantes da minha formação. Por via dele pude atuar na escola parceira do projeto, Escola Municipal Professora Dolores Martins, na turma do 1º ano do Ensino Fundamental. As atividades teóricas e práticas proporcionaram uma compreensão mais profunda sobre o processo de alfabetização. Com base em estudos da autora Magda Soares (2022 e 2016 ), entendemos sobre consciência fonológica, psicogênese, processos de aquisição da escrita e o papel do professor mediador. A experiência prática, sobretudo na Semirregência com o gênero textual poema, da obra “Música Maluca”, de Valéria Belém, mostrou o valor do lúdico no ensino. As discussões realizadas na UEG sobre alfabetização, letramento, inclusão, tecnologia e inteligência artificial ampliaram minha visão de educação. O PIBID contribuiu significativamente para minha formação docente, unindo teoria, prática e reflexão crítica, reafirmando o compromisso com uma educação significativa e transformadora.