A PRÁTICA DE ENSINO E O PROBLEMA DA FILOSOFIA DO ENSINO DE FILOSOFIA:
A DISPARIDADE ENTRE DIDÁTICA E O FAZER-FILOSÓFICO
Resumo
A temática do trabalho a seguir trata fundamentalmente da encruzilhada teórica entre a prática de ensino em Filosofia no Ensino Médio e a Filosofia do Ensino de Filosofia. Ambos campos teóricos que em geral, se detém em áreas cientificas como a Educação, Pedagogia e a Didática. Nessa direção é que o novíssimo campo de saber, aqui citado, sobressai e procura estabelecer novo “corpus teórico”. No mesmo interim, historicamente, houve desafios das políticas e legislação educacional sobre a permanência como disciplina na escola básica brasileira. Com pesquisa bibliográfica em associações de pós Graduações ANPOF, ANPEd, Autores da área do Ensino de Filosofia e Pensadores da Educação. A problemática reside justamente nesta relação entre os campos de saberes, a situação política do saber filosófico e a natureza da Filosofia enquanto saber humano, com vasto conjunto teórico e sua própria presença profissional docente em sala de aula. A fragilidade do componente curricular se dá pelas políticas públicas propostas na BNCC e documentos diretivos. Os desafios da formação docente em Filosofia, propostas repensando o programa PIBID, as produções de pesquisas dos programas de pós-Graduação e as entidades associativas da área do Ensino de Filosofia apontam que se constitui uma conquista de espaço através de lutas e pesquisas teóricos- reflexivas como esta que ora se apresenta.