A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA E PRODUÇÃO DE POEMAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL:

BRINCANDO COM AS PALAVRAS

Autores

  • Eduarda Silva Rebouças
  • Wilson de Sousa Gomes

Resumo

Este relato de experiência apresenta uma das atividades desenvolvidas no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, com foco na educação infantil. As práticas foram direcionadas para a leitura, compreensão e produção de poemas, buscando aproximar as crianças da literatura de maneira lúdica e significativa. Durante esse percurso, os referenciais teóricos foram Candido (2004) e Cosson (2007), eles ajudaram a refletir sobre o papel da literatura na formação do sujeito leitor e na fruição estética. As contribuições de Soares (2004) possibilitaram compreender a importância da poesia no processo de alfabetização e letramento, Vygotsky (1998) ressaltou a valorização da oralidade e da interação social em atividades coletivas, como o sarau literário. Também Zilberman (2009) reforçou a relevância do texto literário como espaço de diálogo entre a criança e sua realidade. De modo geral, a vivência no PIBID mostrou como o trabalho com poemas pode favorecer a formação leitora, o desenvolvimento linguístico e a sensibilidade das crianças na educação infantil.

Downloads

Publicado

2025-12-11