A MINHA EXPERIÊNCIA NO PIBID E A CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA

Autores

  • Daianne Alves da Silva Universidade Estadual de Goiás - UnU Jussara
  • Wilson de Sousa Gomes

Resumo

Este relato descreve a minha experiência vivenciada no Subprojeto: Pedagogia / Alfabetização da UEG Jussara, no contexto iniciação à docência (ID) do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), no Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária de Jussara – Campus Cora Coralina. Tomando como referência as experiências vivenciadas no projeto através dos encontros formativos, estudos sobre a formação docente, a alfabetização e a organização escolar, trago em tele minha experiência na escola de ensino básico. O objetivo deste relato é realizar alguns apontamentos sobre as estratégias e metodológicas utilizadas por professores alfabetizadores para o ensino da alfabetização. Como Base teórico-metodológica utilizamos o documentário audiovisual organizado pela pesquisadora e professora Magda Soares (2017), bem como sua obra, o livro “Alfaletrar: toada a criança pode aprender a ler e a escrever” (2020). Em ambos é discutido a alfabetização e letramento e a necessidade de uma observação cuidadosa durante a fase inicial da criança na aquisição da leitura e da escrita. 

Downloads

Publicado

2025-12-11