CAPOEIRA E EDUCAÇÃO:

CORPO, CULTURA E TRANSFORMAÇÃO

Autores

  • Lucilene dos Reis Correia
  • Wilson de Sousa Gomes

Resumo

O presente trabalho versa sobre a Capoeira enquanto uma manifestação cultural de matriz afro-brasileira, como prática corporal, educativa e espaço transformador na contemporaneidade. Compreende como a Capoeira pode atuar na promoção da inclusão, valorização do corpo e combate às desigualdades de gênero, raciais e sociais. A questão-problema que orientou o estudo é: como a prática corporal da Capoeira pode ser utilizada como ferramenta de educação transformadora frente às desigualdades históricas e sociais? O objetivo geral consiste em analisar de que forma a Capoeira contribui para processos educativos transformadores, com objetivos específicos voltados à relação entre corpo, movimento e conhecimento; à promoção da igualdade de gênero; e aos impactos na percepção corporal, saúde e inclusão social. A metodologia centra em uma abordagem qualitativa, de caráter bibliográfico, analisando artigos, ensaios, entrevistas e relatos de experiência sobre Capoeira e suas interfaces com educação, gênero, racismo e inclusão social. Os resultados indicam que a prática nas rodas de Capoeira promove pertencimento histórico e social, integração de diferentes grupos, valorização das matrizes africanas e empoderamento feminino. A Capoeira também contribui para aprendizagem interdisciplinar, integrando Arte, Música, Educação Física e História, e atua como instrumento de educação não-formal que desenvolve habilidades físicas, cognitivas e socioemocionais. A Capoeira transcende seu caráter lúdico, funcionando como espaço de resistência cultural, reflexão crítica e transformação social. Conclui-se que a prática corporal é uma ferramenta pedagógica eficaz para enfrentar preconceitos, promover inclusão e fortalecer valores de equidade, respeito e cidadania, consolidando a Capoeira como manifestação cultural e educativa de relevância social contemporânea.

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Publicado

2025-12-12