COMPETÊNCIA LEITORA:

CONCEITOS, DESAFIOS E ANÁLISE DOS DADOS DO SAEGO SOBRE O 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DAS ESCOLAS PÚBLICAS DE JUSSARA-GO

Autores

  • Vitória Reis de Jesus
  • Deusaguimar Divino da Silva

Resumo

A presente pesquisa visa a promover reflexões sobre a formação da competência leitora dos alunos do 2º ano do ensino fundamental das escolas públicas de Jussara-GO, a partir dos dados disponibilizados pelo Sistema de Avaliação Educacional do Estado de Goiás (SAEGO). Busca-se compreender os conceitos e desafios relacionados à formação de leitores e à aplicação da avaliação externa, considerando a ampliação da competência leitora a partir dos resultados recentes. Investiga-se como foram desenvolvidas as habilidades leitoras nos anos iniciais, segundo as orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), no contexto das escolas públicas municipais da cidade de Jussara-GO em 2025. Pergunta-se: quais são os níveis dos indicadores de leitura apresentados pelo órgão oficial no último ano? Os alunos conseguem adquirir a compreensão leitora no 2º ano do ensino fundamental? É possível perceber mediações pedagógicas eficazes e eficientes na prática docente? O objetivo geral da pesquisa é analisar os resultados da avaliação externa, promovendo uma consciência dos desafios e da relevância desse tema, refletindo sobre os índices de fluência leitora. O estudo tem abordagem qualiquantitativa, sendo os dados obtidos a partir de pesquisas na plataforma do SAEGO. A pesquisa teórica fundamenta-se em autores como Bakhtin (1992), Ferreiro e Teberosky (1985), Freire (1987, 1996, 2000), Oliveira (2015), Rossi e
Bortoni-Ricardo (2008), Smith (1999) e Solé (1998), entre outros.

Downloads

Publicado

2025-12-12