ENSINO DE HISTÓRIA E PATRIMÔNIO:

ABORDAGENS PARA O ENSINO MÉDIO

Autores

  • Marlon Teixeira de Faria

Resumo

Em um contexto em contínua evolução, como o do século XXI, reconhecemos que direcionar o foco para a disciplina de história representa uma oportunidade de grande relevância para a construção e avanço de uma educação crítica. Empenhar-se nessa atividade possibilita, como consequência, a formação e a contribuição para que os estudantes desenvolvam uma perspectiva crítica que problematize as relações de poder nas diversas estruturas e esferas sociais. Um estudo sobre o próprio ensino de história possui a capacidade de demonstrar aos estudantes que épocas distintas conduziram a abordagem da história com finalidades distintas. Nesta comunicação, busca-se evidenciar de que maneira o ensino de história, em conexão com as relações e abordagens patrimoniais, pode amplificar uma educação crítica, indo de encontro ao que Paulo Freire (1987) denominou de educação bancária e, simultaneamente, auxiliar na formação de um estudante protagonista, direcionando o olhar sobre o ensino médio.

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Publicado

2025-12-12