EXPERIÊNCIA COM A LEITURA E A ESCRITA NO PIBID
Resumo
Esse relato de experiência tem como objetivo apresentar reflexões desenvolvidas durante a formação no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), com foco na temática da alfabetização e nossas vivências no contexto escolar. Nesse processo buscou compreender como ocorre a aquisição da linguagem escrita pelas crianças. Com base Magda Soares (2023) as hipóteses de escrita, entendidas como etapas cognitivas que revelam o modo como os alunos pensam e constroem o conhecimento sobre a escrita caracterizam as fases pré-silábica, silábica, silábico-alfabética e alfabética. A autora defende que o professor precisa atuar como mediador, observando atentamente em que estágio cada criança se encontra, para então propor intervenções pedagógicas adequadas que estimulem a reflexão e a evolução da escrita. Durante as atividades do PIBID, foi possível perceber que práticas que valorizam a leitura, a escuta e a produção textual contribuem diretamente para o desenvolvimento das crianças. Assim, esse relato reforça a importância de uma alfabetização que respeite o ritmo de cada aluno e que reconheça suas produções como parte essencial do processo de aprendizagem.