EXPERIÊNCIA NO PIBID DA UEG JUSSARA

Autores

  • Janete Caixeta de Oliveira
  • Wilson de Sousa Gomes

Resumo

Este relato de experiência apresenta as contribuições do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e a minha atuação enquanto professora supervisora da Iniciação à Docência (ID). Contém reflexões sobre aprendizagens e experiências adquiridas nas reuniões de estudo, nos encontros de formação com coordenador de área, o Professor Dr. Wilson de Sousa Gomes e alunos bolsistas. Expõe também considerações acerca da atuação dos alunos bolsistas do PIBID durante vivência do programa na escola campo: Escola Municipal Professora Dolores Martins na cidade de Jussara – GO. De modo geral, a proposta da ID alia teoria e prática voltadas para alfabetização de forma lúdica e significativa para os educandos. Baseados nas colaborações adquiridas a partir da autora Magda Soares, no livro “ALFALETRAR” (2023 e 2016 ), Paulo Freire, dentre outros, compreendemos que a alfabetização deve ocorrer com o letramento e, partindo do texto escrito, ampliar vocabulário, consciência fonológica, gráfica e de mundo da criança / aluno do Ensino Fundamental I.

Downloads

Publicado

2025-12-12