FORMAÇÃO DOCENTE:

EXPERIÊNCIA NO PIBID JUSSARA

Autores

  • Steffany Silva Andrade
  • Wilson de Sousa Gomes

Resumo

Este relato de experiência apresenta minha participação como bolsista do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID), vinculada ao Curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Goiás – UEG, UnU Jussara. Essa experiência evidenciou que os aprendizados teóricos e práticos adquiridos no subprojeto Pedagogia / Alfabetização contribui de forma significativa para minha formação. Com base nas reflexões de Magda Soares (2023), em seu projeto Alfaletrar entendemos que alfabetizar é mais do que apenas aprender sons e gráficas é a abertura de novos mundos e possibilidade de formação identitária. Nas reuniões de estudo, nas formações, palestras, observações, observações diagnosticas e Semirregência vivenciamos o processo de ler e escrever e, percebemos que a alfabetização é criar condições para que a criança se reconheça como sujeito ativo da linguagem, capaz de interagir e transformar o mundo por meio da leitura e escrita.

Downloads

Publicado

2025-12-12