MINHA EXPERIÊNCIA COMO PROFESSORA SUPERVISORA DO PIBID PEDAGOGIA / ALFABETIZAÇÃO UEG JUSSARA

Autores

  • Silésia Maria de Araújo
  • Wilson de Sousa Gomes

Resumo

O presente relato de experiência descreve a 3ª vivência do projeto AlfaMais Goiás, intitulada “Brincando com as Palavras – Poema”, desenvolvida na Escola Municipal Professora Dolores Martins (Escola Campo que recebe o PIBID), em parceria com acadêmicas da Universidade Estadual de Goiás (UEG) Unidade Universitária Jussara, bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES). A atividade teve como foco o trabalho com a leitura, a oralidade, a identificação de rimas e a produção coletiva de poemas, favorecendo o processo de alfabetização e letramento dos estudantes. Além da prática em sala, este relato evidencia a importância do planejamento conjunto e das semi-regências, em que as bolsistas conduziram atividades em duplas, ampliando tanto sua autonomia como futuras docentes quanto minha reflexão sobre o papel de supervisora e professora. O texto dialoga com os aportes teóricos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e da proposta “Alfaletrar” de Magda Soares (2020), ressaltando que toda criança pode aprender a ler e escrever.

Downloads

Publicado

2025-12-12