MINHA EXPERIÊNCIA NA ROTINA ESCOLAR
Resumo
O presente resumo tem como objetivo apresentar a experiência vivenciada durante minha participação na Semi Regência no 2º Ano C – Vespertino na Escola Municipal Professora Dolores Martins, no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Durante essa experiência, acompanhei a rotina escolar, observei o comportamento dos alunos, mensurei atividades pedagógicas e participei de atividades lúdicas, como o jogo de rimas, que estimulou a interação, a oralidade e a colaboração entre os estudantes. A experiência permitiu identificar diferentes níveis de autonomia entre os alunos, exigindo adaptações nas estratégias pedagógicas e atenção individualizada. Observei a importância da organização da sala, da mediação docente e do trabalho conjunto com as professoras auxiliares para o sucesso das atividades. Refletir sobre minha atuação e evolução na prática docente, fortalecendo competências como planejamento, gestão de turma e aplicação de estratégias diferenciadas. As atividades lúdicas demonstraram-se ferramentas eficazes para engajar os alunos e facilitar a aprendizagem. Assim, a vivência consolidou minha compreensão sobre o processo de ensino- aprendizagem, destacando a relevância do planejamento, da observação diagnóstica e da avaliação contínua. Este relato evidencia os aprendizados obtidos e a importância da prática docente para a formação profissional.