MINHA TRAGETÓRIA COMO BOLSISTA DO PIBID

Autores

  • Ana Caruline Bueno Lopes
  • Wilson de Sousa Gomes

Resumo

Este relato de experiência fala sobre minha vivência como bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), no subprojeto de Alfabetização. Durante o ano de 2025, participei de encontros, leituras e atividades que me ajudaram a entender melhor a alfabetização e o letramento, e a importância do professor nesse processo. Nos primeiros meses, tive contato com textos, videoaulas e autores como Magda Soares. O conteúdo mostrou como alfabetização e letramento andam juntos. Também tivemos estudos sobre inclusão, espaços não formais de aprendizagem e as fases da escrita. Além da parte teórica, vivi momentos práticos na escola campo, como a confecção material da festa junina. A observação livre, a observação diagnosticas e as avaliações diagnósticas deram base para minha primeira experiência de Semirregência. Cada etapa foi importante, porque pude ver de perto como a teoria se conecta com a prática e como isso contribui para a formação do professor. O PIBID é uma oportunidade de crescer e fortalecer ainda mais a formação e minha escolha pela docência.

Downloads

Publicado

2025-12-12