O PIBID NA FORMAÇÃO DOCENTE

Autores

  • Neirielly de Lima Ferreira
  • Wilson de Sousa Gomes

Resumo

O presente relato de experiência apresenta as contribuições do subprojeto Pedagogia / Alfabetização do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) do Curso de Licenciatura em Pedagogia, da Universidade Estadual de Goiás Unidade Universitária Jussara. O objetivo é mostrar a relevância do projeto para os acadêmicos (as) e sua formação como futuros educadores. O relato descreve como se deram os estudos, as discussões, o embasamento teórico e a vivência no contexto escolar. Pautados na obra Alfaletrar: Toda criança pode aprender a ler e a escrever, de Magda Soares (2023), os arquivos audiovisuais disponíveis no Youtube , a produção e apresentação de materiais didáticos, o PIBID tem contribuído para uma formação sólida e crítica. A metodologia adotada partiu de leituras e debates acerca de conceitos e práticas de alfabetização e letramento. Além disso, estudos sobre as hipóteses silábicas e como diferenciá-las. Seminários e apresentações concretizaram os saberes e aprendizados adquiridos. Assim, diante de leituras, estudos, debates, formações, diagnósticos e atuação na escola campo com a aplicação da relação entre teoria e prática, a meta foi adquirir consciência sobre a prática docente, os seus desafios e possibilidades.

Downloads

Publicado

2025-12-12