PIBID UM RELATO SOBRE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
Resumo
O presente relato de experiência tem como objetivo compartilhar minha vivência como bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), no subprojeto Alfabetização da Universidade Estadual de Goiás – Câmpus Cora Coralina/Unidade Universitária Jussara. A partir das atividades realizadas no ano de 2025, pude compreender de forma mais profunda o papel do professor alfabetizador e a importância de práticas pedagógicas que integrem alfabetização e letramento. As leituras e discussões do livro Alfaletrar, de Magda Soares (2020), as apresentações, exposições, reuniões de estudo, debate e o fichamento de textos e vídeos , nos trouxeram fundamento e maior compreensão do processo de alfabetização. A questão dos métodos proporcionara reflexões significativas sobre o processo de aprendizagem da leitura e da escrita. Esta experiência contribuiu para minha formação docente, fortalecendo meu olhar sensível, criativo e reflexivo diante dos desafios e das possibilidades da alfabetização.