PRÁTICAS, TEORIAS E OBSERVAÇÕES NO PIBID

Autores

  • Maria Luiza de Carvalho Oliveira
  • Wilson de Sousa Gomes

Resumo

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), destacando o meu processo formativo de bolsista em práticas de alfabetização e letramento. As atividades relatadas contemplam a leitura e discussão da obra Alfaletrar: toda criança pode aprender a ler e a escrever, de Magda Soares (2020), a análise de vídeos da autora disponíveis em plataformas digitais , observações realizadas em sala de aula na Escola Municipal Dolores Martins, e execução da Semirregência. Trabalhando o material Alfa Mais, na vivência “Chapeuzinho Vermelho e o Lobo-Guará” a pedido da professora supervisora Janete Caixeta de Oliveira presenciei e vivi a complexidade da sala de aula. A metodologia da prática didática fundamentou-se na observação, estudo teórico e prática docente. Essa possibilitou a articulação entre teoria e prática. Os resultados evidenciam a importância do planejamento pedagógico e da ludicidade para a promoção da alfabetização e do letramento no 1º ano do Ensino Fundamental da Escola Campo, Escola Municipal Professora Dolores Martins. Conclui-se que tais experiências foram significativas para a formação docente, contribuindo para a construção de um olhar crítico, reflexivo e sensível em relação ao processo de ensino e aprendizagem da leitura e da escrita.

Downloads

Publicado

2025-12-12