VIVÊNCIAS DO PIBID EM ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

Autores

  • Áquila Gabriely Fernandes Costa
  • Wilson de Sousa Gomes

Resumo

O presente relato de experiência tem o objetivo de apresentar a minha vivência no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), na área de alfabetização e letramento. A trajetória formativa iniciou-se com estudos fundamentados nos textos de Magda Soares (2023), que possibilitou compreender a concepção de alfabetização articulada ao letramento e a relevância dessa integração para o processo educativo. Com esse embasamento teórico, realizamos observações livres na Escola Campo. Essa proporcionou o contato inicial com a realidade pedagógica, a rotina das turmas e as práticas da professora supervisora. Em seguida, as observações diagnósticas permitiram identificar os níveis de aprendizagem dos estudantes, suas dificuldades, potencialidades e estratégias de interação diante das atividades propostas, configurando-se como etapa essencial para o diálogo entre teoria e prática. Posteriormente, ocorreu a Semirregência, momento em que os bolsistas assumiram parte do planejamento e da condução das aulas, vivenciando, de forma concreta, os desafios e responsabilidades da docência. Essa experiência mostrou-se significativa para o desenvolvimento da autonomia pedagógica, do senso crítico e da capacidade de reflexão sobre as práticas de ensino. Assim, entendemos que o PIBID constitui um espaço formativo de grande relevância, por articular fundamentos teóricos à prática escolar, contribuindo para a consolidação de uma atuação docente crítica, reflexiva e transformadora. 

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Publicado

2025-12-12