VIVÊNCIAS FORMATIVAS NO PIBID:

UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Juliana Silva Oliveira
  • Wilson de Sousa Gomes

Resumo

Este relato de experiência apresenta a minha vivência como bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), uma oportunidade que tem contribuído profundamente para minha formação como futura professora. Durante minha participação no programa, pude compreender de maneira mais clara e sensível como a Alfabetização e o Letramento caminham lado a lado no processo de ensino-aprendizagem, especialmente nas séries iniciais, fase em que a criança estabelece seus primeiros contatos com a leitura e a escrita. As reflexões teóricas baseadas na obra “Alfaletrar” de Magda Soares (2023) foram essenciais para entender que cada criança tem seu tempo e forma de aprender, e que o papel do professor é mediar esse processo com paciência, empatia e criatividade. Além disso, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2017) reforça a importância de desenvolver competências e habilidades relacionadas à leitura e à escrita desde os primeiros anos escolares, destacando o papel fundamental do professor na formação integral do aluno. O PIBID me ajudou a enxergar a docência como um ato de amor, compromisso e transformação social, reforçando ainda mais meu desejo de contribuir para uma educação pública de qualidade.

Downloads

Publicado

2025-12-12