VIVÊNCIAS NO PIBID DA UEG JUSSARA

Autores

  • Kárita Mayara Ferreira Lopes
  • Wilson de Sousa Gomes

Resumo

Este trabalho consiste em um Relato de Experiência desenvolvida no contexto do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) em uma turma de 1∘ ano do Ensino Fundamental. O objetivo principal é apresentar minha vivência escolar enquanto bolsista no processo de observação, planejamento e Semirregência. Esse momento contribuiu para a formação da identidade profissional e para a articulação da teoria com a prática, especialmente no que tange aos processos de alfabetização e letramento, conforme a abordagem de Magda Soares (2020). As observações realizadas na escola campo e sala de aula citada, revelaram a variedade dos níveis de escrita dos alunos (do pré-silábico ao alfabético), demandando uma postura docente reflexiva, sensível e adaptativa. Assim, nossa atividade em sala teve como foco o gênero textual poema. Utilizando estratégias de consciência fonológica como a contagem de sílabas por palmas, validou a eficácia da mediação pedagógica para o avanço dos alunos. Conclui-se que o PIBID é fundamental por permitir a aplicação do referencial teórico e por fortalecer o compromisso com uma prática pedagógica sensível, inclusiva e transformadora.

Downloads

Publicado

2025-12-12