SEMEANDO IDEIAS NO ESTÁGIO CURRICULAR
sensibilização à língua francesa e à francofonia
Palavras-chave:
Francofonia, Decolonialidade, Ensino-aprendizagem, FrancêsResumo
Este trabalho tem como objetivo relatar uma experiência de estágio supervisionado de língua francesa em uma escola privada de ensino básico, focando no desenvolvimento e aplicação de um ateliê inovador. Ao longo de dois meses, o ateliê de sensibilização à língua francesa foi conduzido para pré-adolescentes e adolescentes a partir do subtema de francofonia e francês para viagens, utilizando uma abordagem lúdica e comunicativa. As atividades foram cuidadosamente elaboradas com materiais autênticos e envolveram diretamente a participação ativa dos alunos, para contextualizar o aprendizado. O ateliê visou não somente apresentar aos alunos o idioma por meio de frases e expressões úteis para situações de viagem, mas também criar espaço e levantar visibilidade e interesse nos estudantes pelos países e regiões francófonos do Sul Global. O resultado percebido foi que os alunos não apenas demonstraram motivação em aprender o conteúdo linguístico, mas também desafiaram suas pressuposições sobre o francês, que muitas vezes é associado apenas à Europa e ao Canadá. Ao ampliar seus horizontes quanto à existência de múltiplas culturas francófonas, eles descobriram outros possíveis destinos turísticos interessantes que podem ser melhor explorados por meio do conhecimento da língua francesa. A experiência reforçou a importância de uma abordagem intercultural e decolonial no ensino de língua estrangeira.
Referências
CUQ, J. P. Dictionnaire didactique du Français Langue Étrangère et Seconde. 1. Ed. Paris: CLE International, 2003.
OLIVEIRA, C. A. S. Formação de professores(as) de línguas e desenvolvimento da identidade profissional: relato de experiência docente. In: Revista Transmutare, Curitiba, v. 9, e18167, p. 1-18, 2024. Disponível em: <https://periodicos.utfpr.edu.br/rtr>. Acesso em: 11 jun. 2025.
PIETRARÓIA, C. M. C. Um novo docente para novas demandas de aprendizagem do francês? In: ALBUQUERQUE-COSTA, H.; PIETRARÓIA, C. M. C. Ensino de Língua Francesa em contexto(s). v. 1. São Paulo: Editora Paulistana, 2013.
PIMENTA, S. G. Estágios supervisionados: unidade teoria e prática em cursos de licenciatura. IN: CUNHA, C. da.; FRANÇA, C. C. de. (orgs.) Formação docente: fundamentos e práticas do estágio supervisionado. Brasília: Cátedra UNESCO de juventude, educação e sociedade; Universidade Católica de Brasília, 2019. p. 19-50.
SPAËTH, V. Introduction. In: CHISS, J. L. (dir.), Le FLE et la francophonie dans le monde. Paris: Armand Colin, 2021. Disponível em: <https://shs.cairn.info/le-fle-et-la-francophonie-dans-le-monde--9782200631734-page-25?lang=fr>. Acesso em: 10 jul. 2025.