LETRAMENTO RACIAL CRÍTICO

evitando a história única

Autores

  • Regina Maria Miranda UFPR

Palavras-chave:

Letramento racial, Pensamento decolonial, Educação Crítica

Resumo

O presente relato descreve o projeto de um livro de letramento racial crítico para crianças. Considerando a necessidade urgente e a importância do letramento racial, busca-se propor material didático que suscite o pensamento crítico, abordando questões raciais de maneira decolonial. Parte-se da literatura infantil que retrate questões sociais ou que tenham protagonistas negros em condições não subalternas e, a partir das histórias, o material deve trazer propostas de atividade de leitura crítica, bem como atividades de debate sobre a questão racial, tanto do ponto de vista da materialidade histórica, quanto do ponto de vista da situação social atual. Esse relato compreende a fundamentação teórica básica e a metodologia a ser utilizada no livro, bem como traz como exemplo prático uma primeira unidade do livro proposto. Utilizando as propostas metodológicas de letramento crítico (como propostas por Aparecida de Jesus Ferreira, por exemplo) aplicadas a textos literários, pretende-se apontar um caminho possível para produção de material didático em letramento racial crítico. Nessa unidade piloto, encontra-se uma crônica de autoria própria e propostas de atividade nas dimensões de diálogo (promovendo o debate entre as crianças a respeito dos temas de cada texto), reflexão (buscando aprofundar esse debate, agregando o pensamento crítico sobre raça, classe e gênero) e proposta de ação (momento de reconhecer a materialidade da história racial no país e propor ações possíveis de reversão do racismo).

Referências

ADICHIE, Chimamanda. O perigo de uma história única. TED Talks. 2009.

FERREIRA, Aparecida de Jesus. Letramento Racial Crítico através de narrativas autobiográficas. Com atividades reflexivas. Ponta Grossa: Estúdio Texto, 2015.

FREIRE. Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1989.

GONZÁLEZ, Lélia. Por um feminismo afro latino americano. Editora Schwarcz S.A., 2020.

RIBEIRO, Djamila. Lugar de fala. 1ª edição. Belo Horizonte: Jandaíra, 2019.

Downloads

Publicado

2026-01-29