O USO DA TRADUÇÃO PEDAGÓGICA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA

Autores

Palavras-chave:

Tradução Pedagógica. Língua Inglesa. Habilidades Linguísticas.

Resumo

O presente estudo aborda a influência da tradução pedagógica na aprendizagem de língua inglesa (LI), enfatizando a tradução como um recurso relevante na construção de referenciais em uma segunda língua. O objetivo central foi analisar e compreender de que maneira a tradução pedagógica, na condição de recurso mediador, pode contribuir no processo de aprendizagem de língua inglesa de graduandos em fase inicial do curso de Licenciatura em Letras, Língua Inglesa e Literaturas da UNEB - Campus VI. O problema de pesquisa partiu da seguinte questão norteadora: de que modo o uso da tradução pedagógica pode contribuir no desenvolvimento das quatro habilidades linguísticas de aprendizes de língua inglesa em nível iniciante? Para responder ao questionamento realizamos um estudo de caso de abordagem qualitativa, no qual os dados foram coletados por meio de dois questionários e uma intervenção, tendo por participantes sete graduandos do curso de Licenciatura em Letras Língua Inglesa e Literaturas. A análise dos dados teve por fundamento a análise de conteúdo de Bardin (1977), alinhada a três categorias de análise e diálogo com o aporte teórico, partindo de conceitos basilares como o de tradução pedagógica (Souza Corrêa, 2017; Bohunovsky, 2011) e trechos das falas dos participantes. Os resultados revelaram que o uso da tradução pedagógica contribui de maneira significativa com o progresso e desenvolvimento das habilidades linguísticas em LI, porém o recurso pode influenciar negativamente caso o aprendiz recorra excessivamente ao uso da tradução. Diante dos resultados, podemos concluir que a tradução pedagógica como recurso mediador na aprendizagem de língua estrangeira, nos estágios iniciais, é favorável, pois pode ser usada para sanar dúvidas partindo de referências à língua materna do aprendiz, auxiliando também na compreensão dos aspectos gramaticais. Contudo, foi notório que há algumas implicações negativas quando o uso é recorrente.

Biografia do Autor

  • Valdineia de Jesus Souza, Universidade do Estado da Bahia

    Licenciada em Letras, Língua Inglesa pela Universidade do Estado da Bahia- UNEB e professora da Educação Básica.

  • Keila Mendes dos Santos, Universidade do Estado da Bahia

    Professora Adjunta da Universidade do Estado da Bahia - UNEB. Doutora em Educação.

Referências

BARDIN, Lawrence. Análise de conteúdo. Lisboa: edições, v. 70, 1977. BATISTA, Luís Otávio. A tradução e o ensino de inglês na contemporaneidade. Revista Ecos, v. 16, n. 1, p. 190-206, 2014.

BATISTA, Luís Otávio. A tradução e o ensino de inglês na contemporaneidade. Revista Ecos, v. 16, n. 1, p. 190-206, 2014.

BITTENCOURT, Marcelina Julia Gomes; TECCHIO, Iliane. A tradução no ensino aprendizagem de Línguas Estrangeiras. Revista Magistro, Revista do Programa de Pós Graduação em Letras e Ciências Humanas – UNIGRANRIO, Rio de Janeiro, v. 2, n. 1, p. 152-165, 2011.

BOHUNOVSKY, Ruth. A tradução no ensino de línguas: vocabulário, gramática, pragmática ou consciência cultural? Trabalhos em linguística aplicada, v. 50, p. 205-217, 2011.

COSTA, Walter Carlos. Tradução e ensino de línguas. In: BOHN, Hilário Inácio; VANDRESEN, Paulino. Tópicos de Lingüística Aplicada ao ensino de línguas estrangeiras. Florianópolis: Editora da UFSC, p. 282-291, 1988.

GARCIA, Lilian Agg; CARVALHO, Janaína; KEHDI, Joana Quéren Frujuelle; BAUMRUCKER, Claudia Lemos. Vantagens e desvantagens acerca da tradução no ensino de língua inglesa. Fólio – Revista de Letras. Vitória da Conquista, v. 3, n. 1 p. 185-198 jan./jun. 2011.

LUCINDO, Emy Soares. Tradução e ensino de línguas estrangeiras. Scientia Traductions, Florianópolis, n. 3, p. 1-11. 2006.

ROMANELLI, Sergio. O uso da tradução no ensino-aprendizagem das línguas estrangeiras. Revista Horizontes de Linguística Aplicada, v. 8, n. 2, p. 200-219, 2009.

SOUZA CORRÊA, Elisa Figueira de. A tradução pedagógica: experimentos e exercícios para uso em aula. Revista EntreLínguas, Araraquara, v. 3, n. 2, p. 179-202, jul./dez. 2017.

TERRA, Márcia Regina. Tradução & aprendizado de língua estrangeira: o ponto de vista do aluno. Trabalhos em Linguística Aplicada, v. 49, p. 69-85, 2010.

Downloads

Publicado

2026-01-29