AS CONTRIBUIÇÕES DO CONTO “NOS HAN DADO LA TIERRA” DE JUAN RULFO PARA A FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO NAS AULAS DE LÍNGUA ESPANHOLA

Autores

  • MARTA MARIA DA LUZ FRAGA

Palavras-chave:

Literatura, Letramento Literário, Contos Literários, Língua Espanhola

Resumo

A presente pesquisa teve como objetivo analisar as contribuições do conto “Nos han dado la tierra” de Juan Rulfo para a formação do leitor literário nas aulas de Espanhol com os estudantes do 1º ano do Ensino Médio do Colégio Jardim Pampulha, no município de Santo Antônio de Jesus - BA. De abordagem quantitativa e natureza teórica e prática, o estudo fundamentou-se em textos bibliográficos que discutem, à inserção da literatura no ensino de línguas, o letramento literário, à formação do leitor literário nas aulas de E/LE. O letramento literário possibilita ao sujeito apropriar-se da literatura, atribuir sentidos ao texto e desenvolver opiniões ao relacionar a leitura com aspectos sociais e culturais da sociedade. Como metodologia, foi realizado um diálogo com o professor regente para apresentar os objetivos da pesquisa e compreender as práticas utilizadas nas aulas. Em seguida houveram quatro encontros com os estudantes, primeiro para observar a turma e aplicar um questionário diagnóstico via Google forms com algumas perguntas elaboradas com base no Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas (QECR). Depois, buscou-se ativar os conhecimentos prévios sobre o gênero conto e apresentar o conto objeto central da pesquisa. Como prática pedagógica, adotou-se a metodologia ativa, isto é, a leitura do conto foi feita em casa para socializar as considerações nos próximos encontros. No terceiro, houve o processo de pré leitura, leitura e pós leitura, por meio de uma sondagem. O último, destinou-se à produção, com a exposição oral dos estudantes relacionando os aspectos sociais, culturais e políticos presentes no conto com contextos da sociedade. Os resultados evidenciaram que, trabalhar com  a literatura nas aulas de E/LE por meio do conto contribui significativamente para a formação do leitor literário, ao associar práticas pedagógicas que estimulam a análise crítica, participação ativa e construção de sentidos. 

Biografia do Autor

  • MARTA MARIA DA LUZ FRAGA

    Graduação em Letras, Língua Espanhola e suas Literaturas pela Universidade do Estado da Bahia – Departamento de Ciências Humanas (DCH – V). Pós graduação em Letras com Ênfase em Linguística pelo Centro Universitário Anísio Teixeira (UNIFAT).

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular, 2016.

CARDOSO, Maria Inês Pinheiro; SILVA, Lúcio Flávio Gondim da. Literatura na sala de aula de língua estrangeira: desafios e alternativas para o letramento literário. Revista Eletrônica do GEPPELE – Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Práticas de Ensino e Formação de Professores de Espanhol, Fortaleza, ano 5, v. 1, n. 7, p. 58 - 71, jan. 2019.

COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. 2. ed., 13ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2022.

COSSON, Rildo; LUCENA, Josete Marinho. Práticas de letramento literário na escola: propostas para o ensino básico. João Pessoa: Editora UFPB, 2022.

DIAS, Gabriel Tadeu Neves. Literatura nas aulas de Espanhol do ensino médio: para quê? Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, da Universidade Federal da Paraíba como requisito parcial para obtenção do grau de Licenciatura em Letras – Língua Espanhola. João Pessoa, 2021.

MARIUSSO, Marluci Peternelli; SILVA, Flávio Brandão. Desafios do trabalho com os contos na formação do leitor crítico. Cadernos PDE, v. 1. Secretaria de Educação, Paraná, 2016.

MARTINS, Maria Helena. O que é leitura. São Paulo: Brasiliense, 2006.

MORAES, Jonilson. O letramento literário: o incentivo à leitura, à interpretação e produção do texto literário por meio de uma sequência básica. XIV Abralic. Universidade Federal do Pará. Belém, 2014.

Orientações Curriculares para o Ensino Médio - Linguagens, códigos e suas tecnologias, v. 1. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006.

PAIM, M. A. N. A Leitura e Interpretação de texto em língua espanhola: da tradução à compreensão, 2021

PAULA, Vanderlei. Letramento literário na aula de Espanhol como Língua Estrangeira: O tratamento dado ao texto literário no livro didático "Confluencia". Revista dos estudantes de pós-graduação do Instituto da Universidade Federal da Bahia. n. 29, Salvador, 2022.

PINTO, S, R, N. O desenvolvimento da compreensão leitora através do conto. Porto, 2010.

PORFÍRIO, L. Leitura em língua estrangeira: a importância do conhecimento prévio nas aulas de compreensão textual. Babel: Revista Eletrônica de Línguas e Literaturas Estrangeiras, v. 4, n. 1, jan/ jun, 2014.

Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas (CEFR) | British Council. Disponível em: <https://www.britishcouncil.org.br/quadro-comum-europeu-de-referencia-para-linguas-cefr#:~:text=O%20Quadro%20Europeu%20Comum%20de>. Acesso em: 01 set. 2023.

RULFO. J. Nos han dado la tierra. Campus Educativo Santa Fé, s.d. Disponível em: https://campuseducativo.santafe.edu.ar/wp-content/uploads/Nos-han-dado-la-tierra-Juan-Rulfo.pdf. Acesso em: 27 set. 2023.

SILVA, Márcia. Letramento literário e a prática escolar. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Humanas e Agrárias, 2019.

SOARES, Ludmila; SOUZA; Rosy Mary. O letramento literário na formação do leitor. Revista Acadêmica Educação e Cultura em Debate, v. 6, nº 2, jan/ dez, 2020.

SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. 3.ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.

SYDER, M, J, A. A compreensão leitora. Estudo Realizado Durante a Iniciação à Prática Profissional de Português e Espanhol. Porto, 2009.

Downloads

Publicado

2026-01-29