PAULINA CHIZIANE EM SALA DE AULA

conexões literárias mediadas pelo PIBID

Autores

  • Zilda Dourado Pinheiro UEG - Câmpus Sudoeste (sede em Quirinópolis)
  • Tereza Cristina da Silva e Sousa

Palavras-chave:

Literaturas Africanas de Língua Portuguesa, PIBID, Paulina Chiziane

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo geral apresentar os resultados de uma sequência didática (doravante SD) sobre o conto “Maundlane – O criador” da escritora Paulina Chiziane, de Moçambique, planejada pelo núcleo de Letras do PIBID Interdisciplinar Letras/Educaçaão Física. Essa sequência é direcionada para as turmas do 7º ano do Colégio Estadual Frederico Gonzaga Jayme, da cidade de Quirinópolis. O objetivo dessa SD é a de desenvolver estratégias de leitura e de interpretação de texto, a partir da leitura das metáforas da referida narrativa. A fundamentação teórica e metodológica baseia-se em Lélia Gonzalez (2018), a respeito da valorização da cultura africana no Brasil e em Rildo Cosson (2014), com a Sequêndia didática básica do Letramento literário, a respeito dos procedimentos de leitura, de discussão, de interpretação e de produção textual direcionados para o texto literário. A justificativa para a realização dessa SD com o conto da Paulina Chiziane está respaldada na lei 10639/2003, que determina o estudo das culturas africanas e afro-brasileiras nas escolas da educação básica do Brasil. Também pela importância de mostrar o trabalho literário da referida autora, a primeira mulher negra a ganhar o Prêmio Camões de Literatura, anunciado em 2021. Com esse trabalho, espera-se que os alunos tenham mais conhecimento sobre a Paulina Chiziane, sobre Moçambique e possam elaborar pequenos versos para valorizar a conexão desse país com o Brasil, por meio da língua portuguesa.

Biografia do Autor

  • Tereza Cristina da Silva e Sousa

    Possui Licenciatura em Letras pela Universidade Estadual de Goiás com Habilitação em Português/Inglês (1997). Pós-graduação Lato-Sensu em Língua Portuguesa pela Universidade Salgado de Oliveira (1998). Possui mestrado pelo Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Letras ( Profletras), na Universidade Federal de Uberlândia. Professora de Língua Portuguesa e de Língua Inglesa do  Colégio Estadual Frederico Gonzaga Jayme na cidade de Quirinópolis - Goiás. Supervisora do PIBID Interdisciplinar Letras/Educação Física da UEG - Câmpus Sudoeste. 

Referências

BRASIL. Lei 10.639/2003. Disponível em: L10639. Acesso em 24 de novembro de 2025.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Disponível em: https://basenacionalcomum.mec.gov.br . Acesso em 24 de novembro de 2025.

CORREA, Alamir. A formação das Literaturas Africanas em português. Londrina: o autor, 2021.

CHIZIANE, Paulina. Maundlane – o criador. In: _____. As Andorinhas. Belo Horizonte: Nandyala, 2019. P. 57-58

CHIZIANE, Paulina. O canto dos escravizados. Belo Horizonte: Nandyala, 2018. 166 p. 20

CORREA, Alamir. A formação das Literaturas Africanas em português. Londrina: o autor, 2021.

COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2014.

FERREIRA, Andreia & SOUZA, Kelly. Literatura negra para a infância: letramento literário e a educação para as relações étnico-raciais no contexto escolar. Revista SCIAS. Direitos humanos e Educação, Belo Horizonte/MG, v.8, n.1, p.139-156, jan/jun. 2025. e-ISSN: 2596-1772. Disponível em: Literatura negra para a infância: letramento literário e a educação para as relações étnico-raciais no contexto escolar | SCIAS. Direitos Humanos e Educação. Acesso em 23 de novembro de 2025.

MORIN, Edgar. Educação e complexidade, os sete saberes e outros ensaios. São Paulo: Cortez, 2005.

Downloads

Publicado

2026-01-29