Educando para a Liberdade: perspectivas de uma prática educativa voltada para a ressocialização de indivíduos

Autores

  • Rosimary de Moura Rodrigues Universidade Estadual de Goiás image/svg+xml

Resumo

Subsidiar condições para que a Educação seja desenvolvida no ceio prisional proporciona aos internos uma diferenciação. A pena privativa de liberdade tem também uma finalidade social, que consiste em oferecer aos apenados condições para que (re)aprendam a conviver em sociedade de forma respeitosa. Neste sentido, é essencial que o reeducando se aproprie, durante a pena, de experiências demonstrem que é possível sobreviver sem agredir os outros, e que acima de tudo, encontre em si a capacidade de agir e encontrar soluções adequadas para viver em conformidade com as regras do ordenamento social. Trata-se, em essência, de construir uma representação legal da educação ofertada no ambiente prisional, com suficiente consistência pedagógica e social para torná-la viável aos reeducandos. Para tanto é preciso subsidiar condições educativas onde encontrem motivação e alicerce para que seja construída uma vida melhor para si e para a sociedade.

Biografia do Autor

  • Rosimary de Moura Rodrigues, Universidade Estadual de Goiás
    Possui graduação em Direito pela Universidade Federal de Goiás (2002). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem.

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