Leitura Literária no Ensino Médio: densidade no processo de humanização e cidadania discente
Resumo
Esta experiência é resultado de uma pesquisa sobre ensino de literatura realizada durante o Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa II. Para o desenvolvimento da regência, foram propostos os seguintes temas: literaturas quinhentista e classicista. Como fundamentação teórica, utilizamos as OCEM e alguns autores como: Osakabe (2004); Linhares (2003); e Serrão, Azevedo e Veras (2010). Será destacado o relato da experiência apoiado na descrição reflexivo-analítica feita posteriormente à regência, no relatório final e também nos diários feitos após a sequência didática. Apontamos, como resultados, que o ensino de literatura deve primar pela valorização da leitura de obras literárias, e não meramente pela identificação de características das escolas de época literárias, pois os estudantes demandam ter acesso à fruição estética possibilitada pelas artes em geral e, por conseguinte, desenvolver o processo de humanização e de cidadania.Downloads
Edição
Seção
Artigos