Leitura Literária no Ensino Médio: densidade no processo de humanização e cidadania discente

Autores

Resumo

Esta experiência é resultado de uma pesquisa sobre ensino de literatura realizada durante o Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa II. Para o desenvolvimento da regência, foram propostos os seguintes temas: literaturas quinhentista e classicista. Como fundamentação teórica, utilizamos as OCEM e alguns autores como: Osakabe (2004); Linhares (2003); e Serrão, Azevedo e Veras (2010). Será destacado o relato da experiência apoiado na descrição reflexivo-analítica feita posteriormente à regência, no relatório final e também nos diários feitos após a sequência didática. Apontamos, como resultados, que o ensino de literatura deve primar pela valorização da leitura de obras literárias, e não meramente pela identificação de características das escolas de época literárias, pois os estudantes demandam ter acesso à fruição estética possibilitada pelas artes em geral e, por conseguinte, desenvolver o processo de humanização e de cidadania.

Biografia do Autor

  • Patrícia Maria Ferreira, Universidade Estadual de Goiás
    Graduada em Letras – Português/Inglês e Pós-graduanda em Transdisciplinaridade e Interdisciplinaridade na Educação: UEG – Câmpus Inhumas.
  • Luana Alves Luterman, Universidade Estadual de Goiás
    Doutora em Letras e Linguística (Área de Concentração: Estudos Linguísticos) pela Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás (UFG). Mestre em Letras e Linguística (Área de Concentração: Estudos Linguísticos) pela Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás (UFG). Especialista em Formação de Professores de Língua Portuguesa pela Universidade Católica de Goiás (UCG). Professora de Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa e Literaturas para o Ensino Médio no 4º ano de Letras do Câmpus Inhumas, Universidade Estadual de Goiás (UEG). Professora de Língua Portuguesa e Linguística na Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO).

Downloads