Pequenos Artistas: formação da identidade de um grupo de crianças de 4 e 5 anos através das artes visuais e da brincaderia

Autores

Resumo

Este artigo visa expor o Plano de Ação que vem sendo desenvolvido com o grupo de crianças de quatro e cinco anos do Departamento de Educação Infantil – CEPAE/UFG, tal plano tem como problematização a construção da identidade de um grupo através das artes visuais e brincadeiras. Intitulado como “Pequenos Artistas”, tem como objetivo geral possibilitar a imaginação, a criatividade e a expressão das crianças favorecendo a sua apropriação de diversas linguagens artísticas e refletindo sobre as relações com a natureza de forma sustentável. E como objetivos específicos: promover a interação das crianças, a expressão e o autoconhecimento; possibilitar o gosto pela Literatura Infantil; favorecer a interação entre as crianças do grupo jacaré e dos demais agrupamentos; incentivar a alimentação saudável; problematizar a relação das crianças com os produtos alimentares; explorar, vivenciar e ampliar movimentos corporais através de jogos, brincadeiras, brinquedos cantados e dança; favorecer a experimentação das crianças com diversas técnicas de desenho, pintura, escultura, colagem, dança, dramatizações, fala. O Plano de Ação ainda está em desenvolvimento, todavia já observamos elementos que justificam as conquistas na constituição da identidade do grupo e a apropriação dos elementos artísticos que as atividades direcionadas até o presente momento possibilitaram.

Biografia do Autor

  • Bruna Lorrayne Silva, Universidade Federal de Goiás
    Graduanda do Curso de Educação Física da Universidade Federal de Goiás (UFG).
  • Guilherme Rodrigues Tolentino, Universidade Federal de Goiás
    Possui graduação em Fotografia pela Faculdade Cambury de Goiânia (2012). Atualmente, cursa Artes Visuais na Universidade Federal de Goiás (UFG). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Fotografia.
  • Poliana Carvalho Martins, Universidade Federal de Goiás
    Possui graduação em Comunicação Social, habilitação em Jornalismo (1996), graduação em Educação Física (2002), especialização em Educação Infantil (2004) e em Educação Física Escolar (2006), todos os cursos pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Desenvolveu atividades de coordenação administrativa na gestão da Creche UFG de 2006 a 2008, e atuou na coordenação pedagógica desta mesma instituição, em 2009. Atualmente é técnica em assuntos educacionais da UFG e educadora na Creche UFG. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Infantil, com a utilização de contação de histórias.
  • Rafaela de Morais Ramos, Universidade Federal de Goiás

    Possui graduação em Pedagogia pela UEG (2008), especialização em Educação Inclusiva, com ênfase no AEE, e especialização em Educação Infantil, Alfabetização e Letramento pela Faculdade Brasileira de Educação e Cultura – FABEC (2011). Atualmente, é professora substituta da Universidade Federal de Goiás (UFG) e Professora PE-II da Secretaria Municipal de Educação de Goiânia-GO. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem.

Downloads