Mostra de Curtas: uma experiência que re(significa) as concepções e práticas da docência na educação infantil
Resumo
Este trabalho relata uma experiência sobre Mostra de Curtas da Educação Infantil, resultado de uma proposta de integração entre os Componentes Curriculares: Atividade de Orientação em Docência na Educação Infantil I e II, o Estágio Supervisionado em Docência na Educação Infantil I e II e Mídias e Produção Cultural, do 5º e6º períodos do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Goiás, Campus Inhumas. A Mostra de Curtas da Educação Infantil, que em 2014 completou sua quinta edição, busca sintetizar a multiplicidade de saberes e fazeres construídos pelos estagiários, professores orientadores e crianças durante o desenvolvimento dos projetos de trabalho nos campos de estágio. Este trabalho estruturou-se a partir de lições aprendidas com Osteto (2008), Freire (1996), Lopes (2009), Pimenta e Lima (2005/2006), dentre outros. A apresentação dos Curtas não consegue expressar em sua totalidade, os desafios enfrentados, as aprendizagens construídas, as sensações experimentadas por todos os envolvidos, no entanto possibilita ao público apreciar situações extremamente significativas e ainda vislumbrar novas concepções e práticas para o campo da docência na Educação Infantil.