O Estágio Curricular Supervisionado em Educação Infantil na UEG Câmpus Inhumas: projeto de trabalho pelo viés do brincar, cuidar e educar

Autores

Resumo

O presente artigo aponta embasamentos teóricos e reflexões acerca das ações desenvolvidas nas disciplinas que subsidiam o estágio curricular supervisionado no curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual de Goiás (UEG) Câmpus Inhumas, especificamente voltadas para a formação docente e atuação na Educação Infantil. O estágio supervisionado nesta etapa da educação básica enfatizou a necessidade do desenvolvimento de atividades com o viés de “momentos” de aprendizagem, que devem ser para e com a criança e elaborados por meio da perspectiva de Projetos Pedagógicos de Trabalho (BARBOSA; HORN, 2008). Tal perspectiva aponta que a criança é concebida como sujeito principal do processo de ensino/aprendizagem e as intervenções. As intervenções desenvolvidas pelos acadêmicos no estágio em Educação foram pautadas e realizadas no eixo brincar-cuidar-educar.

Biografia do Autor

  • Oscar Ferreira Mendes Neto, Universidade Estadual de Goiás
    Licenciado em Pedagogia pela Universidade Estadual de Goiás. Especialista em Gestão Escolar pela Faculdade Brasileira de Educação e Cultura – FABEC.
  • Valdirene Alves de Oliveira, Universidade Estadual de Goiás
    Pedagoga. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Goiás – UFG. Professora do Estágio Curricular Supervisionado em Docência da Educação Infantil, da Universidade Estadual de Goiás - UEG, Câmpus Inhumas.

Downloads