Contextos Históricos da Aquisição da Língua Escrita
Resumo
O presente artigo científico de revisão é o resultado da produção do primeiro capítulo da monografia, referente ao Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), do Curso de Pedagogia, da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Câmpus Inhumas, que teve como tema da pesquisa a “Psicogênese da Língua Escrita”. O procedimento metodológico utilizado para a realização deste trabalho acadêmico foi a revisão da literatura, por intermédio de levantamento bibliográfico nas obras dos seguintes autores: Araújo (1996); Barbosa (1994); Cagliari (1998); Carvalho (2005); Ferreiro e Teberosky (1991; 1999); Freire (1996); Morais (2012); Rischbieter (2007); Simonetti (2005); Soares (2003; 2004; 2009). Para tanto, este trabalho acadêmico apresentou uma breve história da alfabetização e a prática alfabética, do tradicional ao Construtivismo, além de uma crítica às cartilhas, e a estreita relação entre alfabetização e letramento. Finalmente, foi possível compreender que é preciso alfabetizar e letrar por meio da ação pedagógica mais produtiva e diversificada em que se articula alfabetização e letramento. Desenvolver no contexto de letramento a participação de diferentes eventos de leitura e escrita, para formar leitores e escritores letrados e alfabetizados.Downloads
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