Contextos Históricos da Aquisição da Língua Escrita

Autores

Resumo

O presente artigo científico de revisão é o resultado da produção do primeiro capítulo da monografia, referente ao Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), do Curso de Pedagogia, da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Câmpus Inhumas, que teve como tema da pesquisa a “Psicogênese da Língua Escrita”. O procedimento metodológico utilizado para a realização deste trabalho acadêmico foi a revisão da literatura, por intermédio de levantamento bibliográfico nas obras dos seguintes autores: Araújo  (1996); Barbosa (1994); Cagliari (1998); Carvalho (2005); Ferreiro e Teberosky (1991; 1999); Freire (1996); Morais (2012); Rischbieter (2007); Simonetti (2005); Soares (2003; 2004; 2009). Para tanto, este trabalho acadêmico apresentou uma breve história da alfabetização e a prática alfabética, do tradicional ao Construtivismo, além de uma crítica às cartilhas, e a estreita relação entre alfabetização e letramento. Finalmente, foi possível compreender que é preciso alfabetizar e letrar por meio da ação pedagógica mais produtiva e diversificada em que se articula alfabetização e letramento. Desenvolver no contexto de letramento a participação de diferentes eventos de leitura e escrita, para formar leitores e escritores letrados e alfabetizados.

Biografia do Autor

  • Meiriely Cristina da Silva, Universidade Estadual de Goiás
    Acadêmica do 4º ano do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Câmpus Inhumas.
  • Osvaldo José Sobral, Universidade Estadual de Goiás
    Graduado em Psicologia (1994) e Especialista em Docência Universitária (2001), pela PUC-GO. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação, da Universidade Federal de Goiás - UFG (2008). É professor e orientador de TCC do Curso de Especialização em Docência Universitária e dos Cursos de Licenciatura em Letras - Português/Inglês e Pedagogia, no qual, também, é pesquisador, orientador de TCC e Coordenador Adjunto de Trabalho de Curso, além de ser membro do Conselho Acadêmico da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Câmpus Inhumas. E, também, é professor e orientador da Faculdade de Inhumas, FacMais.

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