EDUCAÇÃO NA E PARA A DIVERSIDADE: perspectivas de uma Educação Inclusiva
Resumo
O presente artigo tem por objetivo apresentar uma reflexão teórica sobre o conceito de diversidade ressaltando a gama de especificidades – questões de gênero e sexualidade, cultura, fatores socioeconômicos e deficiências – que se abordada no contexto escolar pode contribuir para o desenvolvimento de uma educação realmente inclusiva. Para tanto, apresenta a relevância do respeito às diferenças e da prática da alteridade para a efetivação de uma educação que valorize a multidimensionalidade do sujeito. Ressalta que privilegiar a prática da alteridade evita a reprodução de um modelo de educação em que predomina a intolerância e a discriminação, já que aqueles que praticam a alteridade e vivenciam seus princípios aprendem a respeitar as diferenças, o ritmo e as necessidades de aprendizagem de cada pessoa. Dessa forma, o estudo aponta que falar de diversidade na educação significa assumir uma postura de abertura ao outro que nos cerca e de reconhecimento das potencialidades que cada um possui. Assim, é preciso que nos ambientes educativos se promovam ações que possibilitem a cada aluno aprimorar suas habilidades. É fundamental que nesses espaços se conceba a diversidade como um elemento enriquecedor da aprendizagem e do desenvolvimento pessoal. Nesse sentido, o texto enfatiza que é emergente o desenvolvimento de uma educação que valorize a subjetividade de cada sujeito a fim de possibilitar a participação de todos no processo educativo.