PRÁTICA INTERDISCIPLINAR DE INCENTIVO À LEITURA LITERÁRIA
Palavras-chave:
Interdisciplinaridade, Mediação de leitura, EducaçãoResumo
Relato de uma experiência interdisciplinar no desenvolvimento de um projeto de pesquisa de incentivo à leitura literária. Profissionais das áreas de Biblioteconomia e de Informática se articularam na elaboração e execução de um projeto para incentivar os/as discentes de Licenciatura em Química do IFG a ler obras literárias por meio de dicas de leitura. O percurso teórico-metodológico adotado na investigação envolveu aspectos teóricos e práticos da motivação para leitura literária e do letramento informacional. A conclusão do projeto só foi possível, graças ao trabalho colaborativo entre bibliotecárias, docentes, palestrantes convidados/as e coordenação de curso. Inicialmente, buscou-se conhecer o público escolhido através da aplicação de questionários. Os dados levantados foram analisados com a ajuda da técnica de mineração de dados. O intuito dessa análise foi extrair padrões de comportamento dos/as discentes, no que se refere à motivação para ler as obras literárias indicadas. Durante o projeto foram realizadas três palestras e duas oficinas sobre leitura literária, ministradas por profissionais de diferentes áreas. Além dos encontros, houve a divulgação de dicas de leitura por cartas personalizadas. Esse trabalho interdisciplinar, que envolveu profissionais de diferentes áreas do conhecimento, propiciou uma rica interação entre pesquisadores/as, colaboradores/as e discentes participantes da pesquisa, que de forma direta ou indireta, atuam na formação de leitores/as e no incentivo/mediação da leitura.
Referências
ABERNTHY, Michael. Mineração de dados com Weka parte 1. Disponível em: . Acesso em: 8 abr. 2014.
GASQUE, Kelley Cristine Gonçalves Dias. Letramento informacional: pesquisa, reflexão e aprendizagem. Brasília: FCI/UnB, 2012.
GATTI, Bernadete Angelina. Grupo focal na pesquisa em Ciências Sociais e Humanas. Brasília: Liber Livro, 2005. (Pesquisa, v. 10).
JOGO da literatura. Disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/swf/jogos/jogoLiteratura/>. Acesso em: out.2014.
MELO, Francisco Ramos de. Modelo neural por padrões proximais de aprendizagem para automação personalizada de conteúdos didáticos. Uberlândia, 2012. Tese (doutorado) – Universidade Federal de Uberlândia, Faculdade de Engenharia Elétrica, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, 2012.
MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 2. Ed. São Paulo: Cortez, 2000.
MYERS, Isabel Briggs; MYERS, Peter B. Ser humano é ser diferente: valorizando as pessoas por seus dons especiais. São Paulo: Gente, 1997.
SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. 4. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. (Linguagem & educação.).
TRIVINOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução a pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas. 2013.
VERGARA, Syvia Constant. Gestão de pessoas. São Paulo: Atlas, 2011.