PRÁTICA INTERDISCIPLINAR DE INCENTIVO À LEITURA LITERÁRIA

Autores

  • Maria Aparecida Rodrigues de Souza Instituto Federal de Goiás
  • Maria Aparecida de Castro Instituto Federal de Goiás
  • Milena Bruno Henrique Guimarães Instituto Federal de Goiás
  • Alexandre Bellezi José Instituto Federal de Goiás

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade, Mediação de leitura, Educação

Resumo

Relato de uma experiência interdisciplinar no desenvolvimento de um projeto de pesquisa de incentivo à leitura literária. Profissionais das áreas de Biblioteconomia e de Informática se articularam na elaboração e execução de um projeto para incentivar os/as discentes de Licenciatura em Química do IFG a ler obras literárias por meio de dicas de leitura. O percurso teórico-metodológico adotado na investigação envolveu aspectos teóricos e práticos da motivação para leitura literária e do letramento informacional. A conclusão do projeto só foi possível, graças ao trabalho colaborativo entre bibliotecárias, docentes, palestrantes convidados/as e coordenação de curso. Inicialmente, buscou-se conhecer o público escolhido através da aplicação de questionários. Os dados levantados foram analisados com a ajuda da técnica de mineração de dados. O intuito dessa análise foi extrair padrões de comportamento dos/as discentes, no que se refere à motivação para ler as obras literárias indicadas. Durante o projeto foram realizadas três palestras e duas oficinas sobre leitura literária, ministradas por profissionais de diferentes áreas. Além dos encontros, houve a divulgação de dicas de leitura por cartas personalizadas. Esse trabalho interdisciplinar, que envolveu profissionais de diferentes áreas do conhecimento, propiciou uma rica interação entre pesquisadores/as, colaboradores/as e discentes participantes da pesquisa, que de forma direta ou indireta, atuam na formação de leitores/as e no incentivo/mediação da leitura.

Biografia do Autor

  • Maria Aparecida Rodrigues de Souza, Instituto Federal de Goiás
    Mestre em Educação e Bibliotecária

Referências

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Publicado

2016-09-15

Edição

Seção

GT 1 - INTER E TRANSDISCIPLINARIDADE NA EDUCAÇÃO