TRAJETÓRIAS DE UMA AÇÃO CRIATIVA E TRANSDISCIPLINAR NA EDUCAÇÃO: canteiros sustentáveis
Palavras-chave:
Criatividade. Transdisciplinaridade. Sustentabilidade.Resumo
Resumo: O objetivo deste texto é relatar sobre um projeto ‘canteiros sustentáveis’ realizado no 1º semestre de 2015 no âmbito do Programa Mais Educação do governo federal, em uma escola de zona rural pública em Uberlândia-MG. A partir deste plano e com as atividades que vinham sendo desenvolvidas no âmbito escolar, toda a comunidade escolar visou possibilitar uma mudança frente a reflexão sobre a cultura de sementes locais de maneira sustentável. Para tanto considerou-se uma integração de conteúdos matemáticos, biológicos, físicos, geográficos, que poderiam emergir na resolução de questões do processo. A partir do projeto surgiram ações criativas e sustentáveis que mobilizaram a comunidade local, desafiando movimentações transdisciplinares, éticas, comprometidos com os alunos, os docentes, a comunidade e a formação humana. O repensar em práticas inovadoras reflete na abertura de novos caminhos que possam direcionar propostas mais humanizadoras e significativas para os participantes do processo. Assim concretizar uma educação que vincula o ser com o conhecimento, desafia-o a novos papéis e o religa com o todo em uma teia de relações que estão inseridos. O texto circula compreensões de Batalloso Navas (2011, 2015), Zwierewicz (2012), Torre (2005), Moraes (2015), Suanno (2014,), que norteiam a ampliação de olhares na construções do conhecimento.
Palavras-chave: Criatividade. Transdisciplinaridade. Sustentabilidade.
Referências
AMARAL, Ana Luiza Snoeck Neiva do. A constituição da aprendizagem criativa no processo de desenvolvimento da subjetividade. Brasília-DF: UnB, 2011. 250 p. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade de Brasília, Brasília-DF, 2011.
BATALLOSO NAVAS, Juan Miguel. A escola criativa e transdisciplinar do futuro. In: MORAES, M. C. Transdiscplinaridade, criatividade e educação: Fundamentos ontológicos e epistemológicos/ Maria Cândida Moraes, colaboração de Juan Miguel Batalloso Navas. Campinas, S.P.: Papirus, 2015.
______. Dimensões da psicopedagogia hoje: uma visão transdisciplinar. Brasília: Liber Livro, 2011.
D'AMBRÓSIO, Ubiratan. Transdisciplinaridade. 3. ed. São Paulo: Palas Athena, 1997.
MORAES, Maria Cândida. Transdiscplinaridade, criatividade e educação: Fundamentos ontológicos e epistemológicos/ Maria Cândida Moraes, colaboração de Juan Miguel Batalloso Navas. Campinas, S.P.: Papirus, 2015.
NICOLESCU, Basarab. O manifesto da transdisciplinaridade. Tradução Lúcia Pereira de Souza. São Paulo: Triom, 1999.
SUANNO, João Henrique. Escola criativa: o ser, suas aprendizagens, suas relações humanas e o desenvolvimento de valores. Revista Revelli ISSN: 1984-6576 – v. 6 n.2 Outubro. 2014.
SUANNO, Marilza Vanessa Rosa et al. Cidades sustentáveis e escolas sustentáveis: projeto coletivo inter/transdisciplinar. DESAFIOS: Revista Interdisciplinar da Universidade Federal do Tocantins – V. 1, n. 01, p. 186-206, jul/dez. 2014
TORRE, Saturnino de La. Dialogando com a criatividade. São Paulo: Mandras, 2005.
______. Criatividade Aplicada: recursos para uma formação criativa. Tradução WIT Languagens. São Paulo: Madras, 2008.
ZWIEREWICZ, Marlene. Da adversidade à resiliência: o princípio motivador da escola criativa. In: TORRE, S. de La; ZWIEREWICZ, M. Criatividade na adversidade - personagens que transformaram situações adversas em oportunidade. Blumenau: Nova Letra, 2012.