TRAJETÓRIAS DE UMA AÇÃO CRIATIVA E TRANSDISCIPLINAR NA EDUCAÇÃO: canteiros sustentáveis

Autores

  • Regina Célia Cunha
  • João Henrique Suanno Universidade Estadual de Goiás image/svg+xml

Palavras-chave:

Criatividade. Transdisciplinaridade. Sustentabilidade.

Resumo

Resumo: O objetivo deste texto é relatar sobre um projeto ‘canteiros sustentáveis’ realizado no 1º semestre de 2015 no âmbito do Programa Mais Educação do governo federal, em uma escola de zona rural pública em Uberlândia-MG. A partir deste plano e com as atividades que vinham sendo desenvolvidas no âmbito escolar, toda a comunidade escolar visou possibilitar uma mudança frente a reflexão sobre a cultura de sementes locais de maneira sustentável. Para tanto considerou-se uma integração de conteúdos matemáticos, biológicos, físicos, geográficos, que poderiam emergir na resolução de questões do processo. A partir do projeto surgiram ações criativas e sustentáveis que mobilizaram a comunidade local, desafiando movimentações transdisciplinares, éticas, comprometidos com os alunos, os docentes, a comunidade e a formação humana. O repensar em práticas inovadoras reflete na abertura de novos caminhos que possam direcionar propostas mais humanizadoras e significativas para os participantes do processo. Assim concretizar uma educação que vincula o ser com o conhecimento, desafia-o a novos papéis e o religa com o todo em uma teia de relações que estão inseridos. O texto circula compreensões de Batalloso Navas (2011, 2015), Zwierewicz (2012), Torre (2005), Moraes (2015), Suanno (2014,), que norteiam a ampliação de olhares na construções do conhecimento.

Palavras-chave: Criatividade. Transdisciplinaridade. Sustentabilidade.

Biografia do Autor

  • Regina Célia Cunha
    Mestranda do curso de Pós-graduação Stricto Sensu Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias – MIELT, da Universidade Estadual de Goiás, sob orientação do professor Dr. João Henrique Suanno. Psicóloga, 2000, UCG/GO.reginayn@hotmail.com
  • João Henrique Suanno, Universidade Estadual de Goiás

    Pós-Doutor em Educação pela Universidade de Barcelona – UB/ES. Doutor em Educação pela Universidade Católica de Brasília – UCB/DF. Mestre Educação pela Universidad de La Habana/Cuba revalidado pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás – PUC/GO. Psicólogo – PUC/GO. Psicopedagogo – PUC/GO. Professor titular da Universidade Estadual de Goiás. Professor do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias – MIELT/UEG. Membro da Rede Internacional de Escolas Criativas – RIEC/UB-ES e RIEC-Brasil. Membro do Grupo de Pesquisa Ecologia dos Saberes e Transdisciplinaridade – ECOTRANSD/CNPq, coordenado pela Profa. Dra. Maria Cândida Moraes. Membro e pesquisador colaborador no projeto “Docência Transdisciplinar: a complexidade de uma prática a ser construída a partir de cenários e redes de aprendizagem integrada e ecoformadora” – CNPq. Membro do Grupo de Pesquisa em Rede Internacional de Escolas Criativas – UFT/TO. Professor, Pesquisador, Palestrante e Conferencista. Investigador sobre Criatividade, Inovação, Escolas Criativas, Ecoformação, Transdisciplinaridade e outros. Autor e coautor de vários capítulos de livros e artigos publicados nacional e internacionalmente. suanno@uol.com.br

    Link para o Lattes: http://lattes.cnpq.br/0083918417985786

Referências

AMARAL, Ana Luiza Snoeck Neiva do. A constituição da aprendizagem criativa no processo de desenvolvimento da subjetividade. Brasília-DF: UnB, 2011. 250 p. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade de Brasília, Brasília-DF, 2011.

BATALLOSO NAVAS, Juan Miguel. A escola criativa e transdisciplinar do futuro. In: MORAES, M. C. Transdiscplinaridade, criatividade e educação: Fundamentos ontológicos e epistemológicos/ Maria Cândida Moraes, colaboração de Juan Miguel Batalloso Navas. Campinas, S.P.: Papirus, 2015.

______. Dimensões da psicopedagogia hoje: uma visão transdisciplinar. Brasília: Liber Livro, 2011.

D'AMBRÓSIO, Ubiratan. Transdisciplinaridade. 3. ed. São Paulo: Palas Athena, 1997.

MORAES, Maria Cândida. Transdiscplinaridade, criatividade e educação: Fundamentos ontológicos e epistemológicos/ Maria Cândida Moraes, colaboração de Juan Miguel Batalloso Navas. Campinas, S.P.: Papirus, 2015.

NICOLESCU, Basarab. O manifesto da transdisciplinaridade. Tradução Lúcia Pereira de Souza. São Paulo: Triom, 1999.

SUANNO, João Henrique. Escola criativa: o ser, suas aprendizagens, suas relações humanas e o desenvolvimento de valores. Revista Revelli ISSN: 1984-6576 – v. 6 n.2 Outubro. 2014.

SUANNO, Marilza Vanessa Rosa et al. Cidades sustentáveis e escolas sustentáveis: projeto coletivo inter/transdisciplinar. DESAFIOS: Revista Interdisciplinar da Universidade Federal do Tocantins – V. 1, n. 01, p. 186-206, jul/dez. 2014

TORRE, Saturnino de La. Dialogando com a criatividade. São Paulo: Mandras, 2005.

______. Criatividade Aplicada: recursos para uma formação criativa. Tradução WIT Languagens. São Paulo: Madras, 2008.

ZWIEREWICZ, Marlene. Da adversidade à resiliência: o princípio motivador da escola criativa. In: TORRE, S. de La; ZWIEREWICZ, M. Criatividade na adversidade - personagens que transformaram situações adversas em oportunidade. Blumenau: Nova Letra, 2012.

Downloads

Publicado

2016-09-16

Edição

Seção

GT 1 - INTER E TRANSDISCIPLINARIDADE NA EDUCAÇÃO