SKINNER: das engenhocas infantis à câmara de condicionamento operante – avanços na teoria behaviorista e contribuições para a educação

Autores

  • Dayse Alisson Camara Cauper

Resumo

O presente trabalho foi elaborado para o seminário da disciplina “Teorias de Ensino e Aprendizagem” do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica, do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação da Universidade Federal de Goiás - PPGEEB/CEPAE/UFG e apresenta uma síntese da trajetória acadêmico-científica de Skinner, um dos expoentes da Teoria Behaviorista, e suas contribuições para a educação. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, realizada a partir do texto referência e de materiais como livros e artigos, além de vídeos disponibilizados na internet. Burrhus Frederic Skinner foi um psicólogo americano, considerado um dos mais importantes pensadores e cientistas do século XX e um dos três mais citados ao lado de Freud e Piaget. Skinner foi o fundador da análise experimental do comportamento e do Behaviorismo Radical. Desenvolveu seus estudos a partir das ideias de Pavlov, Thorndike e Watson. Estabeleceu bases metodológicas para o estudo científico do comportamento e desenvolveu instrumentos básicos para o estudo sistemático das relações comportamentais do organismo com o meio. O legado deixado por esse estudioso é notório, sua ininterrupta produção de 60 anos resultou em contribuições para à ciência em geral e para a educação em especial, com artigos, livros, palestras, conferências, aulas e seminários.

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Publicado

2016-09-21