MEDIAÇÃO DE LEITURA: práticas de ensino

Autores

  • Joana Oliveira Ferreira Paiva Escola Letras de Alfenim

Palavras-chave:

leitura literária, Escola Letras de Alfenim, mediadores

Resumo

O presente relato apresenta a experiência de mediação de leitura desde 2004 até os dias atuais na Escola Letras de Alfenim. Essa instituição de ensino da rede particular se situa na Cidade de Goiás, Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade. Nesses dez anos, foi possível vivenciar com crianças, de 3 a 11 anos, um trabalho significativo a partir da Pedagogia de Projetos, que é o modelo que fundamenta a prática da Escola, assim como, nos pressupostos teóricos do sócio-construtivismo, há 17 anos desenvolve um trabalho educacional, visando formar crianças capazes de pensar com autonomia, refletir sobre valores e experimentar a educação como sujeito capaz de produzir conhecimento.  Dessa forma, pretendemos formar crianças para o exercício pleno da cidadania, com espírito investigador e crítico. Sobretudo, interessa-nos que as crianças aprendam a encontrar o seu próprio caminho para a felicidade pessoal e para a vida em sociedade. inclusive a formação de leitores literários. Desse modo, a leitura na Escola Letras de Alfenim vai além das propostas didáticas de ler para aprender um conteúdo. O processo de letramento vivenciado pelas crianças, velava a formação de um leitor que entende a leitura em suas várias possibilidades, dentre elas, a de ler pelo deleite da fruição estética.

Biografia do Autor

  • Joana Oliveira Ferreira Paiva, Escola Letras de Alfenim
    Professora da Escola Letras de Alfenim, graduada em Letras: Português/Inglês pela UEG - Unidade Universitária Cora Coralina, com especialização em Psicopedagogia pela Faculdade Delta. Cursando especialização em Linguagem, Cultura e Ensino na UEG – Campus Inhumas.

Referências

BORGES, Ana Maria de Miranda Marques. “O Convite do leitor implícito na prosa juvenil”. In: Leitura: Teorias e Práticas. Goiânia: Mamede, 2003.

CAMARGO, Goiandira Ortiz de. ROSA, Olliver Robson Mariano. “Vocalização de poesia: para uma pedagogia do poema”. Relato de experiência. In: Olhares críticos sobre a Literatura na Prática Docente. Goiânia: América, 2012.

COLOMER, Teresa. Andar entre livros – a leitura literária na escola. Trad. Laura Sandroni. São Paulo: Global, 2007.

COSTA, Marta Morais da. Metodologia do ensino da Literatura Infantil. Curitiba: IBPEX. 2007.

GADOTTI, Moacir. Boniteza de um sonho: Ensinar – e - aprender com sentido. Curitiba: Positivo, 2005.

LAJOLO, Marisa No mundo da leitura para a leitura do mundo. São Paulo, SP: Ática, 2004.

PENNAC. Daniel. Como um romance. São Paulo: Rocco, 2008.

PETIT, Michèle. A arte de ler: ou como resistir à adversidade. São Paulo: Ed. 34, 2009.

QUEIRÓS, Bartolomeu Campos de. A força poética de Bartolomeu Campos de Queirós. Publicação: 2008. http://jerusiaarruda.blogspot.com.br/2008/09/entrevista-bartolomeu-campos-de-queirs.html

SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. Trad. Claudia Schilling. Porto Alegre: Artmed, 1998.

Downloads

Publicado

2016-09-21

Edição

Seção

GT 14 - DOCÊNCIA DE LÍNGUA PORTUGUESA NA EDUCAÇÃO BÁSICA