HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO GOIANA: O CENTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE INHUMAS
Palavras-chave:
História da Educação. Formação de Professores. Práxis da Supervisão.Resumo
Resumo: Este estudo apresenta uma revisão bibliográfica que faz parte das reflexões necessárias para a construção de um trabalho monográfico desenvolvido no curso de Pedagogia, que tem como foco contextualizar a História da Educação no Brasil, sobretudo em Goiás, a partir da implantação do Centro de Formação de Professores na cidade de Inhumas. Como recurso metodológico lançar-se-á mão da investigação histórica, com base em pesquisa documental, uso da dialética, entrevistas e leituras bibliográficas referentes à formação docente, sobretudo, com especialidade na práxis da supervisão. Como fundamentação teórica utilizar-se-á Niskier (2001), Azevedo (1976), Serrão (1982) e Holanda (1989), Íria Brzezinski (1987), dentre outros. Com essa pesquisa, diga-se de passagem, inédita, espera-se contribuir com a história da Educação em Goiás, trazendo à tona informações ainda não reveladas pela historiografia da educação em nosso Estado. Ainda, espera-se que o objeto analisado ofereça condições para compreender o processo de formação de professores supervisores em Goiás; os impactos pedagógicos-educacionais gerados na região a partir do funcionamento da Instituição em tela; enfim, os processos de inauguração e encerramento de suas atividades em Inhumas.
Referências
AZEVEDO, Fernando de. A Cultura Brasileira. 5. ed. São Paulo: Melhoramentos/INL,1976. Parte 3: A transmissão da cultura.
______. A Cultura Brasileira: Iintrodução ao estudo da cultura no Brasil. São Paulo: Melhoramentos, 1964. 803p. esp. Parte Terceira: A transmissão da cultura.
CARDOSO, T. F. L. As Aulas Régias no Brasil. In: STEPHANOU, M.; BASTOS, M. H. C. (Orgs.). Histórias e Memórias da Educação no Brasil, vol. I: séculos XVI-XVIII. Petrópolis, RJ: Vozes, 2004. p. 179-191.
FERREIRA, Lenira Weil. As Contribuições do Sistema Educacional no Brasil Colônia. In: A Paixão de Aprender. SME-PMPA, n. 12, p. 79-87, abr. 2000.
HOLANDA, Sérgio Buarque de. História Geral da Civilização Brasileira: a época colonial. 8. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1989, v. 1.
______. História Geral da Civilização Brasileira: o Brasil Monárquico. 2. ed. São Paulo: Difel, 1974, vol. 6.
LIMA, Lauro de Oliveira. Estórias da Educação no Brasil: de Pombal a Passarinho. 3. ed. Rio de Janeiro: Brasília, 1969. 363p.
MONROE, Paul. História da Educação. 10. ed. São Paulo: Nacional, 1984.
NISKIER, Arnaldo. Educação Brasileira: 500 anos de história. Rio de Janeiro: FUNARTE, 2001.
PILLETI, Nelson. História da Educação no Brasil. 6. ed. São Paulo: Ática, 1996.
ROMANELLI, Otaíza de Oliveira. História da Educação no Brasil. 13. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1991.
RIBEIRO, Maria Luisa S. História da Educação Brasileira: a organização escolar. 14. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 1995.
SERRÃO, Joaquim Veríssimo. História de Portugal. Lisboa: Verbo, 1982, vol. 6: O despotismo iluminado (1750-1807).
SOUSA, Maria Jesus. Os Jesuítas e a Ratio Studiorum: as raízes da formação de professores na madeira. Universidade da Madeira, Islenha, 2003. p. 26-46.