A INSERÇÃO DA LIBRAS NO COTIDIANO ESCOLAR: Que currículo(s), método(s), técnica(s), recursos educativos e organização específica são necessários?

Autores

  • Georgia Clarice da Silva UEG/ UFG
  • Fabrícia Ferreira da Silva Castro UEG

Palavras-chave:

Educação bilíngue. Libras. Acesso e permanência.

Resumo

Resumo: A produção resulta de uma pesquisa em andamento, em nível de graduação, objetivando dialogar sobre a inserção da Língua Brasileira de Sinais (Libras) no processo de ensino e aprendizagem, buscando identificar as iniciativas necessárias a se colocar em prática, tendo em vista uma proposta de atendimento à educação bilíngue. Partindo da indagação inicial: Que currículo(s), método(s), técnica(s), recursos educativos e organização específica são necessários colocar em prática, ante à proposta da educação bilíngue?, a metodologia adotada é a pesquisa bibliográfica, reunindo discussões fundamentadas na oficialização da Libras no cenário do ensino. Desta feita, sobre a educação bilíngue, surgem importantes indagações: Que escola ideal para formar o cidadão dentro da perspectiva da educação bilíngue? Que professor ideal essa escola deve ter para que haja correspondência entre aquilo postulado no campo das políticas públicas educacionais e o cotidiano escolar da educação bilíngue? Que professor a universidade deve formar, a título de perfil profissional para atuar em responsiva às exigências da educação bilíngue? O que a sociedade espera do cidadão bilíngue, em termos de atuação profissional? Que educando, que família a escola está preparada para receber? Para responder a tais questões, a reflexão recorre a pesquisadores da Educação e Didática (BRANDÃO, 2001; GOHN, 2006; LIBÂNEO, 1994); da Educação especial/inclusiva (KELMAN, 2015); e do Bilinguismo (QUADROS, 1997 e 2008; MELLO, 1999; LODI, 2015; GROSJEAN, 1982 e 1994); bem como a conjuntura documental que oficializa a proposta do bilinguismo na ambiência escolar (BRASIL, 1996; 2002; 2005). Em linhas gerais, os resultados contemplados inferem que, o acesso e a permanência do educando na escola devem ser mediados por um ensino de qualidade. Qualidade essa que perpassa extensos caminhos e instrumentos pedagógicos (currículos, métodos, técnicas, recursos educativos) tanto evidenciem a organização específica do cotidiano educativo como sejam aportes necessários para a concretização da educação bilíngue.

Biografia do Autor

  • Georgia Clarice da Silva, UEG/ UFG
    Professora de Libras, Mestre em Educação, Linguagem e Tecnologia. Especialista em Libras.
  • Fabrícia Ferreira da Silva Castro, UEG
    Graduanda do curso de Letras 

Referências

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Publicado

2016-09-21

Edição

Seção

GT 6 - DIVERSIDADE, INCLUSÃO E EDUCAÇÃO ESPECIAL