A APRENDIZAGEM DA LEITURA E ESCRITA NO ENSINO CONTEXTUALIZADO.
Palavras-chave:
Educação, Prática de EnsinoResumo
O presente trabalho tem como objetivo repensar e discutir acerca da leitura e escrita perante o ensino pragmático. Levando em consideração a relevância do ler e escrever no desenvolvimento dos indivíduos e como a prática docente afeta o entendimento do ato de ler e consequentemente as produções escritas provindas do mesmo. Propomos uma reflexão sobre os contextos que permeiam o ensino da leitura e escrita e como o professor, juntamente com o corpo escolar possuem um papel essencial para que a aprendizagem neste sentido seja produtiva e significante para os alunos. Entendemos que ao longo da história muito se considerou que para se ler e escrever bem precisava-se somente de conhecer a gramática, porém novas pesquisas sobre a temática abordaram que questões sobre cultura, aspectos sociodemográficos, conhecimento prévio e lingüísticos também interferem na qualidade da leitura e escrita. Pautamos-nos na premissa de que a ler não é apenas decodificar os signos, e escrever não se resume na estruturação de palavras e termos gramaticais, uma vez que grande parte dos recursos usados em sala tendem a priorizar a decodificação e reprodução como princípios do ensino da leitura e escrita. Os recursos padronizados, mais comuns no ensino da leitura e da escrita não estão direcionados para a qualidade do entendimento do que se lê, logo a produção escrita também se afetará. Então a proposta deste estudo colabora para que possam surgir novos olhares para como o ensino neste aspecto, bem como repensar a prática dos docentes perante o contexto de seus alunos. Para tanto, o artigo traz autores como Vygotsky (1984), Oliveira (2010), Martins (1998), Geraldi (1996). Além dos relatos da prática docente.
Palavras-chave: Leitura. Escrita. Ensino aprendizagem. Pragmática.
Referências
BARBEIRO, L.F. ; L. A. PEREIRA. O Ensino da Escrita: A dimensão textual. Lisboa: Ministério da Educação – DGIDC, 2007.
BRITO, Danielle Santos. A importância da leitura na formação social do indivíduo. Periódico de Divulgação Científica da FALS. Guarujá. N. VIII. 35 p.2010. Disponível em:< www.fals.com.br/>
CAGLIARI, L.C. Alfabetizando sem o ba- be- bi- bo- bu. São Paulo: Spione, 1998.
GARCIA, L.F. Conhecimento lingüístico e a aprendizagem da leitura e escrita. Catalão, 2008. Disponível em: < https://letras.catalao.ufg.br>
GERALDI, J.W. Linguagem e ensino: exercícios de militância e divulgação. Campinas: Mercado de Letras, 1996.
MARTINS, M. A E I. NIZA. Psicologia da Aprendizagem da Língua Escrita. Lisboa: Universidade Aberta, 1998.
MARTINS, Maria Helena. O que é leitura?/ Maria Helena Martins, 19. Ed. – São Paulo: Brasiliense, 1994.
MESQUITA, E.M.C. O ensino da escrita: Diferentes contextos, diferentes métodos? Anais do SILEL. Vol.3. n 1. Uberlândia, 2013. Disponível em: < http://www.ileel.ufu.br>
OLIVEIRA, Luciano Amaral. Coisas que todo professor de português precisa saber: a teoria na prática. São Paulo: Parábola Editorial, 2010.
PÉCORA, A. Problemas de redação. 5ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999
SOUZA, C. Políticas públicas: questões temáticas e de pesquisa. Caderno CRH, Salvador, n. 39, jul./dez. 2003.
VIGOTSKY, L.S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. Trad. José Cipolla Neto, Luis Silveira Menna Barreto e Solange Castro Afeche. São Paulo: Martins Fontes, 1984.