CONTRIBUIÇÕES DO FUNCIONALISMO LINGUÍSTICO PARA O ENSINO DE VERBOS NO ENSINO MÉDIO

Autores

Palavras-chave:

Funcionalismo. Ensino. Verbo. Embreagens verbais.

Resumo

Nesta pesquisa, busca-se apresentar algumas contribuições funcionalistas para o ensino de verbos no ensino médio. Entende-se que a ênfase no exame dos aspectos flexionais dessa classe de palavras em sala de aula tende a tornar mecânica a capacidade analítica do aluno não só em relação ao exame da categoria verbo, mas de toda a língua, de modo a não se atentar para os aspectos semânticos e discursivo-pragmáticos envolvidos no uso da linguagem. Aqui, deixa-se clara a importância de se estudarem aspectos formais dessa classe de palavras, tal como propõe a tradição, contudo entende-se ser necessário também promover a reflexão do aluno acerca de questões relacionadas à manifestação da categoria verbo no uso efetivo da língua, principalmente na fala. Em função disso, buscou-se, inicialmente, problematizar a conceituação da categoria verbo com base em alguns livros didáticos. Em seguida, apresentaram-se três importantes contribuições funcionalistas para o tratamento dessa classe de palavras: 1) a prototipia e a gramaticalização nos verbos, 2) a gradiência da transitividade, e 3) as embreagens verbais. Neste trabalho, parte-se de pressupostos básicos do funcionalismo norte-americano (BYBEE, 2003; HOPPER; THOMPSON, 1980), segundo o qual a língua se realiza na interação e de que uso é fundamental na atualização da expressão linguística. Como resultados, verificou-se que alguns conceitos funcionalistas, juntamente com a proposta das embreagens verbais desenvolvida por Fiorin (1996), propiciam reflexões fundamentais não só para se pensar o ensino produtivo e crítico da categoria verbo, mas para a compreensão de aspectos mais gerais ligados à organização e à estruturação da própria língua.  

Biografia do Autor

  • Fernanda Carolina Mendes, Universidade Federal de Goiás
    Mestranda em Estudos Linguísticos na Universidade Federal de Goiás (UFG) e graduada em Letras (licenciatura em Português) pela mesma universidade. Interessa-se, principalmente, por estudos linguísticos, com ênfase em sintaxe funcionalista. Atualmente, é servidora efetiva da Universidade Estadual de Goiás, atuando na elaboração e revisão de textos normativos.

Referências

ABAURRE, Maria Luiza; ABAURRE, Maria Bernardete; PONTARA, Marcela. Português: contexto, interlocução e sentido. São Paulo: Moderna, 2013.

ANTUNES, Irandé. Muito além da gramática. São Paulo: Parábola, 2007.

BYBEE, Joan. Cognitive Processes in grammaticalization. In: TOMASELLO, Michael. (Ed.). The new psychology of language: cognitive and functional approaches to language structure. Mahwah: Lawrence Erlbaum, 2003. p. 145-167.

CÂMARA JR, Joaquim. A classificação dos vocábulos formais. In: CÂMARA JR. Estrutura da língua portuguesa. Petrópolis: Vozes, 2001. p. 77-80.

CEZÁRIO, Maria Maura. A integração de orações com os verbos querer, mandar e deixar. In: Cadernos do CNLF, série IV, n.2, 2000. Disponível em: <http://www.filologia.org.br/anais/anais%20iv/civ02_43-58.html>. Acesso em: 15 nov. 2014.

DISCURSO & GRAMÁTICA. Disponível em: <http://www.letras.ufrj.br/discursoegramatica>. Acesso: 29 nov. 2014.

FERREIRA, Mauro. Aprender e praticar gramática. São Paulo: FTD, 2003.

FIORIN, José Luiz. As astúcias da enunciação: as categorias de pessoa, espaço e tempo. São Paulo: Ática, 1996.

FURTADO DA CUNHA, Maria Angélica; SOUZA, Maria Medianeira. Transitividade e seus contextos de uso. São Paulo: Cortez, 2011.

GERALDI, João Wanderley. Portos de passagem. 4 ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

HOPPER, Paul; THOMPSON, Sandra A. Transitivity in grammar and discourse. Language, v. 56, p. 251-299, 1980.

MATTOS e SILVA, Rosa Virgínia. Tradição gramatical e gramática tradicional. São Paulo: Contexto, 1994.

NEVES, Maria Helena de Moura. Gramática na escola. São Paulo: Contexto, 1990.

PCN+. Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. BRASIL. Ministério da Educação e Cultura (MEC). Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/linguagens02.pdf>. Acesso em: 28 nov. 2014.

PINILLA, Maria Aparecida M. Classe de palavras. In: VIEIRA, Silvia Rodrigues; BRANDÃO, Silvia Figueiredo (orgs.). Ensino de Gramática: descrição e uso. São Paulo: Contexto, 2007. p. 169-182.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2017-11-13

Edição

Seção

SESSÃO DE PÔSTERES