AVALIAÇÃO NA PRÉ-ESCOLA: POSSIBILIDADES E DESAFIOS NO MUNICÍPIO DE RIO VERDE-GO
Palavras-chave:
Criança, Professor, Avaliação, PortfólioResumo
Este trabalho realizado para a conclusão do Curso de Especialização em Educação Infantil, realizado na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás (FE/UFG), tem como objetivo investigar as finalidades da avaliação na pré-escola, analisando os desafios encontrados nos registros avaliativos elaborados nas instituições, de modo que sejam registros dos processos vivenciados pelas crianças de 4 até 6 anos. A pesquisa ”Avaliação na Pré-Escola: possibilidades e desafios em Rio Verde” integra o projeto “Políticas públicas e educação da infância em Goiás: história, concepções, projetos e práticas”, desenvolvido pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas da Infância e sua Educação em Diferentes Contextos (Nepiec/FE/UFG). A metodologia de pesquisa cotejou uma investigação de natureza qualitativa, de cunho bibliográfico, abrangendo um levantamento de produções consideradas significativas, para a área educacional, em especial para a Educação Infantil. Também foi utilizada a investigação documental, tomando-se por base leis nacionais, documentos e registros avaliativos da cidade de Rio Verde, município em que desenvolvemos as ações de pesquisa. Constatou-se que a educação infantil é uma etapa cuja progressão é automática, percebe-se que podem acontecer equívocos dos profissionais sobre a necessidade ou não de se avaliar as crianças. O texto apresenta resultado da análise sobre o portfólio, como um dos registros possíveis na Educação Infantil e conclui sobre a importância de um olhar atento, interpretativo e investigativo do professor, garantindo uma avaliação segura do grupo e de cada criança que está sob sua responsabilidade, bem como de cada criança. Necessário, ainda, que seja realizada com base na avaliação, uma autoanálise de seu trabalho, cuja reflexão possibilite a transformação de sua prática pedagógica, como objetivo de estabelecer relações de respeito, nessa etapa vivida pelas crianças, nas instituições infantis.
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