PRÁTICAS TRANSDISCIPLINARES: UMA PROPOSTA PARA A FORMAÇÃO HUMANA

Autores

  • Maria Helena Silva Fernandes
  • Marlene Barbosa de Freitas Reis

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade. Transdisciplinaridade. Diversidade. Formação Humana.

Resumo

O presente artigo é resultado de uma pesquisa campo,estudo de caso, a qual apresenta reflexões/resultados sobre as possíveis práticas transdisciplinares de uma professora de uma escola da rede pública de ensino. Tem como objetivo verificar a superação de fragmentações de tempo, espaço, disciplinas, ressaltando a perspectiva transdisciplinar ou práticas transdisciplinares para uma formação humana. Como justificativa pretendeu-secompreender discutir os conceitos de inter e transdisciplinaridade a fim de refletir as possíveis contribuições dessas práticas para o conhecimento. Para o desenvolvimento desse artigo foram utilizados autores como Morin (2007); Suanno (2013); Suanno (2009; 2016); Santos (2004); Moraes (2015); Reis, Morais e Albino (2016).Em seguida foi realizada uma análise das observações e, também, de um questionário respondido pela professora pesquisada. O trabalho se inicia com uma breve abordagem de termos que foram relevantes para os estudos do curso de Pós-GraduaçãoLato Sensu em Transdisciplinaridade e Interdisciplinaridade na Educação. E, finalmente, foi possível considerar que a abordagem inter e transdisciplinar caminham dentro da perspectiva da inovação, mas, também, para a formação humana que, além de haver uma mudança de paradigma, ocorre uma relação mais humana dentro dos contextos escolares.

Downloads

Publicado

2017-11-13

Edição

Seção

GT 1 - INTER E TRANSDISCIPLINARIDADE NA EDUCAÇÃO