O PERFIL DO TRABALHO DOCENTE NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE INHUMAS/GO
Palavras-chave:
Trabalho docente, trabalhoResumo
O presente trabalho aborda temas como o trabalho, trabalho docente,condições de trabalho e o perfil socioeconômico em que os docentes. Tem como objetivos refletir sobre a educação e trabalho no contexto das transformações do mundo do trabalho; apreender as especificidades do Trabalho Docente em sua historicidade, analisar o perfil do Trabalho Docente na Rede Municipal de Educação da cidade de Inhumas/Goiás, explicitando quem são os docentes e em que condições realizam seu trabalho nas escolas públicas do município. O projeto de pesquisa será fundamentado em autores como Brandão (1981), Marx (1983), Silva (2006), dentre outros. A pesquisa utilizará de uma abordagem qualitativa e quantitativa. Na pesquisa qualitativa, o processo e seu significado são os focos principais de abordagem. Para a apreensão dos dados qualitativos da pesquisa será utilizada como instrumento o questionário, onde um conjunto de questões, articuladas, serão destinados a levantar informações por parte dos sujeitos pesquisados. A pesquisa quantitativa será com base nos dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Educacionais – INEP apontam que a Rede Municipal de Educação de Inhumas possuía em 2015 um total de 184 docentes ativos. Portanto a pesquisa tem como intuito de ampliar os conhecimentos sobre as relações sociais do trabalho e contribuir para no processo de elaboração de políticas públicas educacionais para o Município de Inhumas, além uma fonte de subsidio e de estudo, para a própria comunidade acadêmica da UEG, em especial do Campus Inhumas, serão de grande relevância para os processos de constituição e de melhoria das Políticas Educacionais do município de Inhumas/Goiás.
Referências
ANTUNES, Ricardo. Adeus ao trabalho? Ensaio sobre as metamorfoses e a centralidade do mundo do trabalho. 9.ed. São Paulo: Cortez, 2006.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação. 9.ed. São Paulo: Brasiliense, 1981. (Coleção Primeiros Passos).
GATTI, Bernadete Angelina; BARRETO, Elba de Sá (Orgs.). Professores do Brasil: impasses e desafios. Brasília: MEC/UNESCO 2009.
HARVEY, David. A condição pós-moderna: uma pesquisa sobre as origens da mudança cultural. 18 ed. São Paulo: Loyola, 2009.
LIBÂNEO, José Carlos, OLIVEIRA, João F. de e TOSCHI, Mirza Seabra. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. 10ª ed. - São Paulo: Cortez, 2012.
LIBÂNEO, José Carlos. Adeus professor, adeus professora? : novas exigências educacionais e profissão docente. 9. ed. São Paulo: Cortez, 2006.
KUENZER, Acácia Z.; CALDAS, Andrea. Trabalho docente: comprometimento e desistência. In: FIDALGO, Fernando, OLIVEIRA, Maria Auxiliadora M., FIDALGO, Nara Luciene Rocha (Orgs): A Intensificação do Trabalho Docente: tecnologias e produtividades. Campinas, SP: Papirus, 2009. p. 19-48.
MARX, Karl. O Capital. Livro Primeiro, vol. I. São Paulo, Editora Abril Cultural, 1983.
MARX, Karl. Manuscritos econômico-filosóficos. São Paulo: Martin Claret, 2006.
MARX, Karl. Trabalho Assalariado e Capital. Edições Avante. Disponível em < http://www.marxists.org/portugues/marx/1849/04/05.htm>. Acesso em 12 nov. 2016.
OLIVEIRA, Dalila Andrade. A reestruturação do trabalho docente: precarização e flexibilização. Educação & Sociedade, Campinas, vol. 25, n. 89, p. 1127-1144, Set./Dez. 2004.
OLIVEIRA, Lílian Haffner da Rocha. A teoria do valor em Marx e a organização do trabalho coletivo na escola: elementos para uma reflexão crítica. In.: PARO, Vítor Henrique (org.). A teoria do valor em Marx e a educação. São Paulo: Cortez, 2006.p. 77-116.
PAIVA, Vanilda. Qualificação, crise do trabalho assalariado e exclusão social. In. GENTILI, P. e FRIGOTTO, G. A cidadania negada. Políticas de exclusão na educação e no trabalho. 3ª ed. SP: Cortez, CLACSO, 2002. Pags. 49-64
PARO, Vitor. Gestão democrática da escola pública. São Paulo: Ática, 2004.
SAVIANI, D.; LOMBARDI, J. C.; SANFELICE, J. L. (orgs.). Capitalismo, trabalho e educação. 3.ed. São Paulo: Autores Associados, 2005.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 23º ed. rev. e atual. São Paulo: Cortez, 2007.
SILVA, Antônia Almeida. Democracia e democratização da educação: primeiras aproximações a partir da teoria do valor. In.: PARO, Vítor Henrique (org.). A teoria do valor em Marx e a educação. São Paulo: Cortez, 2006.p.11-31.
TARDIF, M.; LESSARD, C. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. 6. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.