TRANSDISCIPLINARIDADE E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EMERGENTES
Palavras-chave:
Transdisciplinaridade . Contextualização. Articulação. Religação. Desenvolvimento.Resumo
O presente artigo tem por objetivo compreender o conceito de transdisciplinaridade a partir da análise dos olhares dos docentes de Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em transdisciplinaridade e interdisciplinaridade na educação e da conceituação construída por MORIN (2000); Moraes (2015); Suanno, M. (2011, 2014, 2015); Almeida (2014); Freitas e Silva (2016); Suanno, J. (2014). Bem como buscou apontar algumas características de práticas pedagógicas transdisciplinares, iniciativas fruto da intenção/desejo/criação ou práxis inventiva (LUCARELLI, 2009). A pesquisa guiou-se pela pergunta problematizadora: qual o olhar e a compreensão do docente do Programa de Pós-Graduação sobre o conceito de transdisciplinaridade? A pesquisa teve por finalidade pensar complexo sobre o conceito e a prática transdisciplinar e, metodologicamente, após a revisão da literatura, procedeu-se a aplicação de questionário com perguntas abertas na busca por compreender como o professor do Programa de Pós-Graduação define transdisciplinaridade e como buscam criar tal prática.
Referências
SILVA, Valéria Rosa da; FREITAS, Carla Conti de. Os sete saberes na sala de aula: ressignificando práticas pedagógicas, In: SUANNO, Marilza Vanessa Rosa; FREITAS, Carla Conti de. Razão sensível e complexidade na formação de professores: desafios transdisciplinares. Anápolis: Editora UEG, 2016;
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SUANNO, Marilza Vanessa Rosa; MELO, Kênia Abbadia; VIANNA, Claúdio PIRES; PESSONI, Lucineide Maria de Lima; REIS, Marlene Barbosa de Freitas; SANTOS, Lindalva Pessoni. Projeto integrador inter/transdisciplinar: dimensões sustentáveis na formação do pedagogo e na parceria com as escolas campo de estágio. In: PINHO, Maria José de;