Formação continuada para profissionais da Educação: um estudo de caso sobre diversidade
Palavras-chave:
Diversidade, Formação Continuada, Educação.Resumo
Este trabalho tem por objetivo analisar a formação continuada de profissionais da educação, tomando-se como caso-referência os resultados do Programa de Aperfeiçoamento e Qualidade em Literatura, Educação e Diversidade (PAQ-LED). A formação foi desenvolvida no município de Britânia, no período de janeiro a dezembro de 2016, na modalidade semipresencial, com carga horária de 120h. A pesquisa trata-se de um estudo de caso, por investigar um fenômeno contemporâneo, a partir de um contexto real, analisando aspectos individuais, grupais e organizacionais (Cf. YIN, 2015). O Programa foi criado para atender a demanda traçada pela Secretaria Municipal de Educação para aprimorar a qualidade da formação continuada de profissionais da rede municipal de ensino. A capacitação foi baseada em um conjunto de iniciativas que buscava o aperfeiçoamento e a qualidade no processo ensino e aprendizagem, como foco no aluno, no que tange aos aspectos da diversidade cultural, religiosa e sexual humana. As temáticas abordadas nos encontros presenciais partiam da leitura de obras de literatura infantil, artigos científicos, reportagens ou da análise de estudos de casos em que as diversidades eram elencadas como tema norteador. O público-alvo era formado por 52 (cinquenta e dois) profissionais da rede municipal de educação, dentre eles: coordenadora pedagógica do município, gestores escolares, secretários escolares, coordenadores pedagógicos da escola, professores, auxiliares de apoio educacional, auxiliares administrativos e bibliotecários. Segundo resultados obtidos: a) a maioria dos profissionais tinha formação acadêmica superior, porém não havia recebido capacitação em literatura e atuam na Educação Infantil com essa limitação diariamente; b) 80% dos profissionais concluíram o curso com êxito; c) houve melhoria significativa na convivência da comunidade escolar, a partir da compreensão das discussões realizadas na capacitação; d) conseguimos equipar uma sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE) com materiais pedagógicos diversos e o espaço foi disponibilizado para qualquer aluno da rede municipal; e) ampliamos a biblioteca escolar com cerca de 150 obras de literatura infantil, voltadas para a temática da diversidade.
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