Formação continuada para profissionais da Educação: um estudo de caso sobre diversidade

Autores

Palavras-chave:

Diversidade, Formação Continuada, Educação.

Resumo

Este trabalho tem por objetivo analisar a formação continuada de profissionais da educação, tomando-se como caso-referência os resultados do Programa de Aperfeiçoamento e Qualidade em Literatura, Educação e Diversidade (PAQ-LED). A formação foi desenvolvida no município de Britânia, no período de janeiro a dezembro de 2016, na modalidade semipresencial, com carga horária de 120h. A pesquisa trata-se de um estudo de caso, por investigar um fenômeno contemporâneo, a partir de um contexto real, analisando aspectos individuais, grupais e organizacionais (Cf. YIN, 2015). O Programa foi criado para atender a demanda traçada pela Secretaria Municipal de Educação para aprimorar a qualidade da formação continuada de profissionais da rede municipal de ensino. A capacitação foi baseada em um conjunto de iniciativas que buscava o aperfeiçoamento e a qualidade no processo ensino e aprendizagem, como foco no aluno, no que tange aos aspectos da diversidade cultural, religiosa e sexual humana. As temáticas abordadas nos encontros presenciais partiam da leitura de obras de literatura infantil, artigos científicos, reportagens ou da análise de estudos de casos em que as diversidades eram elencadas como tema norteador. O público-alvo era formado por 52 (cinquenta e dois) profissionais da rede municipal de educação, dentre eles: coordenadora pedagógica do município, gestores escolares, secretários escolares, coordenadores pedagógicos da escola, professores, auxiliares de apoio educacional, auxiliares administrativos e bibliotecários. Segundo resultados obtidos: a) a maioria dos profissionais tinha formação acadêmica superior, porém não havia recebido capacitação em literatura e atuam na Educação Infantil com essa limitação diariamente; b) 80% dos profissionais concluíram o curso com êxito; c) houve melhoria significativa na convivência da comunidade escolar, a partir da compreensão das discussões realizadas na capacitação; d) conseguimos equipar uma sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE) com materiais pedagógicos diversos e o espaço foi disponibilizado para qualquer aluno da rede municipal; e) ampliamos a biblioteca escolar com cerca de 150 obras de literatura infantil, voltadas para a temática da diversidade. 

Biografia do Autor

  • Osvaldo Jefferson da Silva, Universidade Estadual de Goiás
    Acadêmico do Programa de Pós-Graduação do Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias da Universidade Estadual de Goiás (UEG); Especialista em Aconselhamento Pastoral e Familiar (2016). Especialista em Docência Universitária (2014) e Especialista em Linguística e Língua Portuguesa (2007); Tecnólogo em Gestão Turística (2008) e Licenciado em Letras: Português/Inglês (2005) pela UEG. Professor de Língua Portuguesa do Quadro Permanente da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte de Goiás (Seduce), desde 2010. Atua como Assessor da Gerência de Inteligência, Informações Educacionais e Desenvolvimento Professional da Superintendência de Programas Educacionais Especiais (SPEE). Autor do livro de poemas "Versos cu[r/l]tos" (2010)

Referências

ANA, Malajovich. Recorridos didácticos en la educación inicial. Compiladora Paidós, 2000.

AZEVEDO, Fernando. Literatura infantil e leitores: das Teorias às Práticas. Inst. De Estudos da Criança. Universidade do Minho, Braga, 2006.

BRASIL. Lei Nº 9.394, de 20 de dezembro de 19996.Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm>. Acesso em: 19 mai. 2017.

BRASIL. Lei Nº 12.796, de 4 de abril de 2013. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para dispor sobre a formação dos profissionais da educação e dar outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2013/Lei/L12796.htm#art1>. Acesso em: 19 mai. 2017.

CAPELLIN, Vera Lúcia Messias Fialho; MENDES, Enicéia Gonçalves. Formação continuada de professores para a diversidade. Educação, v. 27, n. 3, 2006.

FURTADO, J. Docência e alteridade. Congresso de Educação Básica: aprendizagem e currículo: COEB, 2012.

FREITAS, Helena Costa Lopes de Freitas. Formação de Professores no Brasil: 10 anos de embate entre projetos de formação. In: Políticas Públicas para a Educação: olhares diversos sobre o período de 1995 a 2002. Educação & Sociedade. Editora do Centro de Estudos Educação e Sociedade (Cedes). 80. Volume 23. Número Especial – 2002. Revista de Ciência da Educação.

IMBERNÓN, Francisco. Formação continuada de professores. Editora Penso. Porto Alegre-RS, 2010.

NORTON, B. Language, identity and the ownership of English. Tesol Quarterly, v. 31, n. 3, pp. 409-429, 1997.

YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. Trad. Daniel Grassi. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.

Downloads

Publicado

2017-11-13

Edição

Seção

GT 6 - DIVERSIDADE, INCLUSÃO E EDUCAÇÃO ESPECIAL