O Distrito de Diolândia na perspectiva de lugar na ciência geográfica e na geografia escolar
Resumo
O conceito de lugar é uma das categorias centrais da ciência geográfica e assume papel fundamental na Geografia escolar, por permitir que o aluno compreenda as relações entre o espaço vivido e as experiências cotidianas. A presente pesquisa busca compreender de que forma o conceito geográfico de lugar pode ser percebido, interpretado e representado pelos alunos do 6º e 7º anos do Ensino Fundamental, a partir de suas vivências no Distrito de Diolândia, município do interior de Goiás. A proposta surgiu das discussões realizadas ao longo do curso de Geografia, especialmente quando associadas ao ensino e à didática dessa disciplina, considerando o lugar como espaço carregado de significados, identidades e pertencimentos. Assim, o estudo propõe aproximar teoria e prática, valorizando a realidade local dos estudantes como ponto de partida para a construção do conhecimento geográfico. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, de caráter exploratório e descritivo, por buscar compreender a percepção e as representações simbólicas dos alunos sobre o lugar em que vivem. A fundamentação teórica se baseou em autores como Milton Santos (1997; 2005), que compreende o lugar como espaço de coexistência das técnicas e das relações sociais; Ana Fani Carlos (2007), que associa o lugar à tríade habitante–identidade–lugar; Damiani (1999), que discute o cotidiano como dimensão constitutiva do lugar; Yi-Fu Tuan (1983), que relaciona lugar à experiência e à afetividade; e Callai (2011) e Cavalcanti (2010), que tratam da importância do lugar como referência para o ensino de Geografia. A pesquisa de campo será realizada em uma escola pública de Diolândia, envolvendo observação em sala de aula, aplicação de questionário semiestruturado e oficinas de construção de maquetes do distrito, nas quais os alunos representarão elementos significativos do espaço vivido. O levantamento teórico incluiu também a Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2017), que reconhece o lugar como conceito estruturante para o desenvolvimento das competências espaciais nos anos finais do Ensino Fundamental. As experiências desenvolvidas no Distrito de Diolândia confirmam que o ensino pautado na realidade dos alunos potencializa o desenvolvimento do pensamento geográfico e estimula a valorização do espaço em que vivem.