Quebra-Geográfico 3D: o uso da impressão tridimensional como recurso lúdico no ensino de geografia
Palavras-chave:
Ensino lúdico; Modelagem; Tecnologias; Impressão 3DResumo
A tecnologias digitais tem transformado as práticas educacionais, permitindo a criação de recursos didáticos inovadores . Entre essas tecnologias, a impressão tridimensional (3D) destaca-se a materialização de conceitos abstratos em objetos concretos, favorecendo a aprendizagem significativa. No ensino de Geografia, a utilização de materiais impressos em 3D pode estimular o raciocínio espacial, a leitura cartográfica e a compreensão das dinâmicas territoriais. Considerando essa perspectiva, o presente trabalho propõe o desenvolvimento de um jogo educativo sobre o mapa do Brasil, integrando impressão 3D, luzes em LED e som como ferramentas de apoio à aprendizagem, visando tornar o estudo do território brasileiro mais atrativo e acessível aos alunos, fortalecendo o vínculo entre ludicidade e tecnologia no contexto escolar. O projeto será desenvolvido no Laboratório de Ensino e Pesquisa em Geografia (LEPEG) da Universidade Estadual de Goiás (UEG) – Unidade Universitária de Itapuranga, e aplicado junto a estudantes do 7º ano do ensino fundamental. A metodologia envolve quatro etapas principais: (1) elaboração do design digital das peças do mapa do Brasil utilizando software de modelagem 3D; (2) impressão das peças em impressora 3D, com cores que representem as diferentes regiões do país; (3) adaptação das peças com luzes em LED e som para indicar respostas corretas, proporcionando uma experiência interativa; e (4) aplicação do jogo em ambiente escolar, em atividades orientadas por professores de Geografia. Cada peça conterá perguntas sobre características geográficas, econômicas, culturais e ambientais dos estados brasileiros, promovendo o aprendizado. Espera-se que o uso do jogo contribua para a compreensão do espaço geográfico brasileiro de forma contextualizada, promovendo a participação dos alunos. A aplicação do recurso deverá favorecer o desenvolvimento das habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) relacionadas à leitura e interpretação de mapas, ao reconhecimento das paisagens e à valorização da diversidade territorial. A interação entre o jogo, o som e a iluminação em LED tendem a aumentar o interesse dos estudantes, fortalecendo o vínculo entre tecnologia e educação. Assim, a integração da impressão 3D e de recursos tecnológicos ao ensino de Geografia representa uma alternativa criativa e eficiente para a práticas pedagógicas