A realidade virtual (RV) como instrumento didático no ensino de geografia: Algumas reflexões sobre a prática docente

Autores

  • Alessandra Nunes Ribeiro Universidade Estadual de Goiás- Unu. Itapuranga Autor
  • Núbia Isadora Rodrigues de Andrade Autor
  • Jabez Correa Gomes Silva Autor
  • Kaillany Borges Ribeiro Autor
  • Leandro Rodrigues Borges Autor
  • Lais Naiara Gonçalves dos Reis Autor
  • Lais Moraes de Oliveira Porfírio Autor

Palavras-chave:

Realidade virtual. Ensino de geografia. Tecnologias educacionais. Oficina pedagógica.

Resumo

O presente resumo pretende abordar as possibilidades da realidade virtual em âmbito escolar, como instrumento didático-pedagógico. Além do mais, as discussões estarão baseadas em experiências acadêmicas, desenvolvidas no estágio supervisionado e na oficina pedagógica, dia G de geografia, realizada na Universidade Estadual de Goiás- Itapuranga, no dia 29 de setembro de 2025. A oficina em debate, contou com a participação de alunos do ensino médio, residentes nos municípios de Itapuranga e Guaraíta. Assim, para a sala temática de realidade virtual foram elaborados um plano de aula, descrevendo as atividades e objetivos da proposta, ainda, uma apresentação para discutir sobre as paisagens naturais e antrópicas, com ênfase nos diversos biomas brasileiros. Posteriormente, foram efetuadas as intervenções imersivas em ambiente de realidade virtual, utilizando-se dos óculos Meta Quest e de recursos audiovisuais em 360° disponíveis na plataforma do YouTube, a qual, transmitiu imagens imersivas e informações sobre os conceitos abordados nas discussões. Assim, proporcionamos aos alunos uma forma diferenciada de explorar paisagens e identificar características dos biomas, integrando o ambiente digital ao contexto educacional. Ao final, foram aplicados questionários de satisfação e de verificação de aprendizagem, para concretizar o processo avaliativo e obter insights. Dessa forma, a experiência imersiva contribuiu para a motivação e participação dos alunos nas atividades, considerando que esse é um recurso pouco presente no ambiente escolar, muitos deles expressaram curiosidade e entusiasmo com o recurso. Quanto aos desafios vivenciados, destaca-se a dependência de infraestruturas tecnológicas e conexão com a internet, que por vezes não estão disponíveis nas escolas, outrossim, é necessário ainda o desenvolvimento de habilidades para o manuseio dessas tecnologias entre os docentes. Por fim, a inserção da realidade virtual no contexto escolar é um importante mecanismo no ensino da geografia escolar. Essa experiência traz reflexões quanto a prática docente e a relevância em empregar metodologias ativas e recursos digitais.

Downloads

Publicado

2025-11-24