O IMPACTO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE CRIANÇAS NO ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo
Este estudo tem como objetivo analisar como as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) influenciam o ensino e a aprendizagem de crianças do Ensino Fundamental, considerando as orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e as ideias de autores como Moran (2019), Kenski (2017) e Valente (2016). Parte-se da ideia de que, quando usadas de forma planejada e adequada, as tecnologias digitais podem melhorar as aulas, tornando-as mais participativas, interessantes e próximas da realidade dos alunos. Moran (2019) aponta que a escola precisa adaptar suas práticas às mudanças tecnológicas; Kenski (2017) destaca que o uso das TDICs exige novos conhecimentos dos professores; e Valente (2016) mostra que as tecnologias ajudam a desenvolver o protagonismo dos estudantes. A BNCC (BRASIL, 2018) reconhece as TDICs como ferramentas importantes para a formação dos alunos e para o desenvolvimento das competências do século XXI. A pesquisa utiliza uma metodologia qualitativa de caráter bibliográfico, baseada no estudo de autores e documentos oficiais. Como resultados esperados, acredita-se que o estudo mostre a importância da formação contínua dos professores, do bom planejamento das aulas e da escolha correta das ferramentas digitais. Espera-se também que o uso das TDICs contribua para a criação de ambientes de aprendizagem mais dinâmicos, colaborativos e significativos para as crianças.